Procurar

Venezuela diz que vídeo de ataque a barco com drogas foi criado com IA

Segundo o ministro das Comunicações e da Informação da Venezuela, o vídeo de um ataque dos EUA a um barco de traficantes, partilhado por Trump, foi criado com Inteligência Artificial.

Venezuela diz que vídeo de ataque a barco com drogas foi criado com IA Vídeo

© Reprodução/X

Márcia Guímaro Rodrigues
03/09/2025 08:38 ‧ há 16 horas por Márcia Guímaro Rodrigues

A Venezuela defendeu, na terça-feira, que um vídeo partilhado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que mostra um ataque das Forças Armadas norte-americanas contra os "narcoterroristas" do Tren de Aragua (TDA), é falso e que as imagens foram criadas por Inteligência Artificial.  

 

Em causa está um vídeo partilhado pelo presidente norte-americano na sua rede social, a Truth Social, no qual anunciou que as tropas norte-americanas tinham realizado "um ataque cinético contra narcoterroristas", que resultou na morte de "onze terroristas". 

O ataque ocorreu enquanto os terroristas estavam no mar, "em águas internacionais, transportando narcóticos ilegais, a caminho dos Estados Unidos".

Mas, para a Venezuela, o vídeo - que pode ver na galeria acima - é falso e criado por Inteligência Artificial. Segundo o ministro das Comunicações e da Informação, Freddy Ñáñez, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, terá mesmo "mentido ao seu presidente".

"Parece que Marco Rubio continua a mentir ao seu presidente. Depois de o colocar num beco sem saída, agora apresenta como 'prova' um vídeo com IA (confirmado)", escreveu na rede social Facebook.

O ministro acrescentou uma resposta do Gemini, o assistente de IA da Google, que afirma que, "de acordo com o vídeo fornecido, é muito provável que tenha sido criado por Inteligência Artificial".

Também o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusou os Estados Unidos de enviarem navios de guerra para as águas ao largo da Venezuela porque querem os "recursos naturais" do país, incluindo petróleo, gás e ouro, e não por quererem acabar com o tráfico de droga. 

"A juventude dos Estados Unidos não acredita nas mentiras do mandachuva da Casa Branca, Marco Rubio, porque quem manda na Casa Branca é Marco Rubio, a máfia de Miami, que quer sujar as mãos do Presidente Donald Trump com sangue", disse o chefe de Estado.

Maduro acusa Estados Unidos de quererem recursos naturais da Venezuela

Maduro acusa Estados Unidos de quererem recursos naturais da Venezuela

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusou os Estados Unidos de enviarem navios de guerra para as águas ao largo da Venezuela porque querem os "recursos naturais" do país sul-americano, incluindo petróleo, gás e ouro.

Lusa | 06:18 - 03/09/2025

Sublinhe-se que mais de quatro mil militares, incluindo aproximadamente dois mil fuzileiros navais, juntamente com aeronaves, navios com capacidade antimíssil, foram mobilizados por Washington para patrulhar as águas próximas da Venezuela e das Caraíbas para combater os cartéis de droga.

Marco Rubio garantiu na semana passada que a iniciativa de Washington conta com o apoio de países como a Argentina, Paraguai, Equador, Guiana e Trinidade e Tobago, e que os seus governos manifestaram disponibilidade para colaborar em ações conjuntas contra o narcotráfico.

A tensão já levou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a apelar aos Estados Unidos e à Venezuela para que "resolvam as diferenças por meios pacíficos".

Pode ver o vídeo na galeria acima

Leia Também: Trump confirma ataque contra navio carregado de droga proveniente da Venezuela

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10