António Guterres diz que África está pronta para o progresso: "Inovação"

O secretário-geral da ONU disse hoje que África está pronta para o progresso, destacando a população mais jovem do mundo, recursos naturais abundantes e o espírito empreendedor dos africanos, numa conferência em Yokohama, no Japão.

António Guterres

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
20/08/2025 15:53 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

António Guterres

António Guterres participa na 9.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD), sob o tema 'Cocriando Soluções Inovadoras com a África', que acontece entre hoje e sexta-feira. No evento, vão ser debatidas questões sociais, económicas, sobre paz e segurança.

 

Guterres ressaltou que é o momento de acelerar os objetivos de desenvolvimento sustentável por meio de investimentos, reformas e parcerias, destacando as crises desencadeadas por conflitos, mudanças climáticas, tensões comerciais, fragmentação económica, aumento da dívida e crescentes desigualdades que ameaçam o desenvolvimento.

Entre as prioridades apontadas pelo secretário-geral está o "investimento em cadeias de valor globais sustentáveis e integração regional", a "inovação digital, incluindo a inteligência artificial para o desenvolvimento", e um "investimento nos jovens de África". Por último, pediu que seja reconhecido que "a paz e a prosperidade andam de mãos dadas", mencionando os conflitos em lugares como Sudão, República Democrática do Congo, Somália e na região do Sahel.

Para Guterres, o evento no Japão mostra que existem parcerias necessárias para concretizar a visão da África por um futuro justo, inclusivo e sustentável, pedindo soluções para construir um futuro de dignidade, oportunidades e paz.

Na vertente económica, o foco é tratar da "promoção do comércio e do investimento". Já na questão da paz e estabilidade, a discussão será sobre a "garantia da dignidade e da segurança humanas", acrescentou.

A TICAD é uma iniciativa do Governo japonês que começou a ser organizada em 1993. A sede tem sido partilhada alternadamente com a Tunísia, onde se realizou a edição anterior de 2022.

Segundo a imprensa japonesa, o Governo nipónico e empresas locais deverão assinar mais de 300 memorandos de entendimento com os responsáveis políticos e líderes empresariais africanos que se deslocaram a Yokohama, nos arredores de Tóquio, para participar na conferência.

De acordo com a agência de notícias Nikkei, estes memorandos têm como objetivo ajudar os governos das nações africanas a importar produtos japoneses em áreas, que vão da saúde à agricultura, através da redução ou até isenção de tarifas.

Leia Também: Guterres exige mais respeito e proteção para trabalhadores humanitários

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas