Uma igreja emblemática da Suécia, localizada em Kiruna, vai ser deslocada cinco quilómetros devido ao perigo de ser 'engolida' por uma mina de ferro com mais um século.
A Associated Press (AP) explica, esta terça-feira, que a mudança vai acontecer durante a semana, tendo já começado o processo - a que muitos curiosos têm vindo a assistir, como pode ver na galeria acima.
De acordo com a agência de notícias, milhares de pessoas visitaram a cidade nos últimos dias, tendo esta terça-feira a igreja recebido uma benção da abadessa, Lena Tjarnberg. O local de culto ganhou o título de "melhor edifício de sempre, construído antes de 1950", numa averiguação feita Ministério da Cultura.
A agência de notícias refere ainda que para além dos muitos visitantes que vão até ao local para assistir às obras, das fotografias que estão a ser captadas e, consequentemente, dos trabalhadores que têm visto o seu trabalho ser 'inspecionado', há ainda um programa à volta desta mudança.
So this is happening right now here in Kiruna, Sweden. We're moving the massive wooden church. 0,5km/h to its new home in our new town. History being made on a Tuesday. pic.twitter.com/8zBAXmhv55
— Mia Stålnacke (@AngryTheInch) August 19, 2025
Enquanto a mudança se realiza entre esta terça-feira e quarta-feira, há ainda um programa para 'entreter' o local - e os locais -, que inclui a presença do rei sueco, o rei Carlos Gustavo, assim com um apresentações musicais, que incluem 'sets' dos KAJ, que participaram na Eurovisão este ano com o tema 'Bara Bada Bastu', e que era uma das favoritas à vitória (e não venceu).
A emissora nacional da Suécia, a SVT, está também a acompanhar a situação, transmitindo ao vivo o evento nos dois dias e chamando-o de 'A Grande Caminhada da Igreja', segundo a AP. Esta é uma 'semelhança' com a 'Grande Migração dos Alces', que cativa milhões de pessoas desde 2019, quando começou a ser transmitido. Em causa está a transmissão, feita exatamente pela SVT, da migração em que os alces cruzam o rio Angerman para alcançar seus pastos de verão, na primavera.
Turistas que visitaram a cidade, também conhecida pelos fenómenos do Sol da Meia-Noite ou auroras boreais, falaram acerca da mudança. "É incrível o que estão a fazer. Vai ser bastante interessante ver a mudança", explicou a britânica Anita Haymes à AP.
Mas nem todos estão felizes com as mudanças, dado que, de acordo com Lars-Marcus Kuhmunen, presidente de uma das organizações Sami locais, apontou que os planos para uma nova mina podem colocar sob ameaça as rotas de migração de renas. Os Sami são uns dos maiores povos indígenas na Europa.
O que implica esta mudança? E por que razão fazê-la?
A AP aponta que a mudança não é 'apenas' da igreja, mas sim do centro do local e que os planos para o fazerem tem vindo a ser planeado desde 2024, quando se começaram a notar fendas em prédios e estradas à medida que a mina aprofundava.
Para evitar que Kiruna fosse 'engolida', as autotidades começaram a retirar prédios para um 'novo' centro, e, dessa forma, também poderem escavar mais.
Até julho, 25 prédios haviam já tinha sido erguidos com vigas e transportados para o Leste da zona. Dezesseis, incluindo a igreja - por pouco tempo-, permanecem.
A igreja em causa tem cerca de 40 metros de largura e pesa cerca de 741 toneladas. Para movimentarem este edifício foi necessário um esforço 'extra', já que foi preciso abrir caminho e alargar uma estrada principal de nove para 24 metro, assim como desmontar um viaduto para abrir caminho para um novo cruzamento.
A previsão é de que a igreja se 'mova' a uma velocidade variável entre 0,5 e 1,5 km por hora, com um motorista a usar uma caixa bem grande de controlo para movimento o edifício, que deverá durar cerca de 12 horas.
Veja as imagens na galeria acima.