Palestiniano morto por exército israelita por alegadamente atirar pedras

Um palestiniano foi hoje morto a tiro por militares israelitas perto da cidade de Sinyil, na Cisjordânia, a nordeste de Ramallah, quando alegadamente se preparava para atirar pedras para uma estrada da zona.

Cisjordânia

© ZAIN JAAFAR/AFP via Getty Images

Lusa
02/06/2025 17:13 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"Combatentes da Unidade 636 eliminaram um terrorista que tentava atirar pedras para uma estrada civil perto de Sinyil", informaram as Forças Armadas israelitas num comunicado.

 

O suspeito "tentou atirar pedras para uma via pública e arremessou duas garrafas contendo uma substância perigosa contra os soldados", segundo a versão israelita.

Os militares "abriram fogo e neutralizaram o terrorista", indicou o mesmo comunicado.

"As Forças Armadas de Israel continuarão a atuar para impedir o terrorismo na Judeia e Samaria (Cisjordânia) e manter a segurança dos habitantes da região", declarou o Exército israelita.

A agência noticiosa oficial palestiniana WAFA relatou o incidente, mas indicando que "um menino" foi ferido a tiro pelos militares, que o levaram detido.

Posteriormente, os soldados invadiram a casa de Ayed Ghafri, situada perto do local do incidente, e apagaram as gravações de dispositivos eletrónicos, segundo a WAFA.

Por outro lado, fontes palestinianas citadas pela WAFA informaram que um colono atacou com o seu gado um grupo de civis palestinianos, sob a cobertura de militares israelitas, na aldeia de Al-Mugayir, a nordeste de Ramallah. O colono agrediu vários membros da família Abu Naim e levou dois telemóveis.

Há alguns dias, na mesma zona, colonos israelitas incendiaram mais de 200 metros quadrados de culturas agrícolas, nomeadamente em Marj Si, entre Al-Mugayir e Abu Falah.

Leia Também: Rússia acusa EUA de "eliminar a possibilidade" de Estado palestiniano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas