Dois caminhantes passaram de exploradores a caçadores de tesouros, quando, em fevereiro, tropeçaram num tesouro misterioso que deverá valer milhares, se não milhões de euros.
A dupla caminhava por uma trilha nas Montanhas Krkonoše, no nordeste da República Checa, quando notou uma caixa de alumínio a sair de uma parede de pedra. A curiosidade falou mais alto e quando abriram a descoberta depararam-se com dez pulseiras, 16 caixas de charutos, um estojo de pó compacto, um pente, uma corrente com chave e 598 moedas de ouro.
Os sortudos, que desejam ficar anónimos, entregaram os achados ao Museu da Boémia Oriental. Até agora, os objetos continuam a ser avaliados, com duas das caixas de charutos ainda por abrir.
Só as moedas (que pesam 3,7 kg) estão avaliadas em quase 380 mil euros, segundo revelou o especialista do museu Vojtěch Brádle à CNN.
Os especialistas estão intrigados com a descoberta do tesouro, especialmente sobre o seu período histórico. Se por um lado uma das moedas, datada de 1921, deu-lhes algumas 'luzes', por outro, não foi encontrada nenhuma moeda com cunho local na mistura, o que faz com que a sua origem permaneça misteriosa.
Após a análise, o tesouro será preservado e exposto no museu. Os aventureiros vão, entretanto, receber uma recompensa com base no valor total das descobertas.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Homem detido após partir apoio de braço de trono em palácio vietnamita