Guerra na Ucrânia? Ataque de sábado foi "um dos mais duros" da guerra

A Comissária Europeia para a Igualdade, Preparação e Gestão de Crises, Hadja Lahbib, classificou hoje o ataque das forças russas à Ucrânia na noite de sábado como "um dos ataques mais duros" desde o início da guerra.

Notícia

© DIRK WAEM/BELGA MAG/AFP via Getty Images

Lusa
25/05/2025 11:28 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

Segundo a agência Efe, que cita uma publicação numa rede social, acompanhada de imagens de edifícios destruídos e de equipas de salvamento, Hadja Lahbib acusou a Rússia de matar crianças inocentes.

 

"Num dos ataques mais duros desde o início da guerra, as forças russas mataram hoje pelo menos 12 pessoas, incluindo três crianças inocentes", cita a Efe.

Na mesma publicação, a responsável europeia questiona sobre "quantas mais vidas terão de ser perdidas antes que a brutalidade da Rússia e o flagrante desrespeito pelo Direito Internacional Humanitário sejam travados".

De acordo com o ministro do Interior ucraniano, Igor Klimenko, doze pessoas foram mortas e mais de 60 ficaram feridas nos ataques de sábado, que afetaram um total de treze regiões.

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andri Sibiga, considerou que aquele ataque foi um dos "ataques aéreos russos mais maciços das últimas semanas" e apelou à comunidade internacional para que "intensifique a sua pressão sobre a Rússia" para que o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, "ponha imediatamente termo às mortes".

No Telegram, a força aérea, no relatório preliminar sobre as suas atividades de sábado à noite e hoje, refere que os militares ucranianos neutralizaram 266 drones no norte, sul, leste e oeste do país e abateram 45 mísseis.

Leia Também: Última troca concluída: Rússia e Ucrânia trocam 303 prisioneiros cada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas