Idosos, incluindo um casal, morrem após tempestade em França

Pelo menos três octogenários morreram no departamento do Var, no sudeste de França, na sequência de uma tempestade marcada por chuvas fortes, anunciaram hoje a prefeitura, as forças de segurança e o Ministério Público de Toulon.

Notícia

© GABRIEL BOUYS/AFP via Getty Images

Lusa
20/05/2025 16:09 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

França

Em Le Lavandou, cidade no litoral, as duas vítimas mortais "nascidas em 1939", eram um casal, "surpreendido pela subida muito rápida do nível das águas" no seu veículo, declarou o procurador de Toulon, Samuel Finielz.

 

Em Vidauban, a terceira vítima mortal, também com 80 anos, estava a ser procurada pelas autoridades após ter sido dada como desaparecida, disse uma fonte da câmara municipal de Var.

"Duzentos bombeiros foram mobilizados e cerca de 50 intervenções foram efetuadas, algumas das quais consistiram no salvamento de pessoas e na sua segurança", explicou a prefeitura, em comunicado, acrescentando que o alerta laranja de vigilância para "tempestades e inundações pluviais" no departamento terminou às 14:00 (13:00 de Lisboa).

Além disso, foram mobilizados dois helicópteros de segurança civil, bem como cerca de 40 agentes das forças de segurança (equivalentes à GNR).

"A chuva forte e constante em Le Lavandou provocou inundações nas ruas e a destruição de algumas estruturas", afirmaram as autoridades.

No final do dia de segunda-feira, granizo e chuva forte atingiram o sudoeste do país, provocando inundações e estragos, nomeadamente na linha ferroviária Bordéus-Toulouse, na qual não poderão circular comboios durante "vários dias", de acordo com um porta-voz da empresa francesa de caminhos-de-ferro SNCF.

A linha ficou danificada no departamento de Lot-et-Garonne devido às chuvas torrenciais, interrompendo a ligação TGV Toulouse-Bordéus-Paris, com pelo menos 507 passageiros a serem retirados de autocarro.

Também as culturas do vale do Garonne, já afetadas pela precipitação excessiva dos últimos meses, sofreram danos significativos e os agricultores deverão avaliá-los nos próximos dias.

Em Lot-et-Garonne, as parcelas e as encostas plantadas com culturas de verão (girassóis, milho e soja) foram "arrastadas por aluimentos de terras", indicou o presidente da Câmara de Agricultura local, Patrick Franken.

"Já vimos trovoadas em maio, mas com esta intensidade, é muito raro", acrescentou.

De acordo com a homóloga de Landes, Marie-Hélène Cazaubon, a tempestade afetou parcialmente as vinhas de Armagnac e de Tursan, cujos danos ainda estão a ser avaliados pelos produtores.

Leia Também: Cinto detidos por tráfico de resíduos em Portugal, Espanha e França

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas