Quatro canadianos, incluindo militares, foram detidos por tentarem formar uma milícia para tomar à força o controlo de um território na região de Quebec, anunciou na terça-feira a polícia federal.
Três dos suspeitos, com cerca de 20 anos, foram acusados de "atos específicos para facilitar atividades terroristas", de acordo com um comunicado da Real Polícia Montada do Canadá (RCMP, na sigla em inglês).
Estão acusados de "participarem em treinos de estilo militar", incluindo exercícios de tiro, exercícios de emboscada e uma operação de rastreio, acrescentou a mesma fonte.
O quarto suspeito, de 33 anos, foi acusado de posse ilegal de armas de fogo.
Entre os quatro suspeitos, alguns são "membros ativos das Forças Armadas canadianas", segundo o comunicado, que não adiantou mais pormenores.
Durante as buscas em janeiro de 2024, a polícia apreendeu vários engenhos explosivos, bem como dezenas de armas de fogo e acessórios.
Sem mencionar os motivos dos suspeitos, as autoridades refere no comunicado que a polícia está empenhada "em combater o extremismo violento motivado ideologicamente".
Leia Também: Embaixador dos EUA no Canadá confiante num acordo com vantagens mútuas