Numa publicação na rede social X (antigo Twitter), o socialista e antigo primeiro-ministro António Costa disse ter felicitado Luís Montenegro "pela sua vitória eleitoral".
"Irei trabalhar em estreita colaboração com o próximo Governo de Portugal para tornar a Europa mais forte, mais próspera e mais autónoma", acrescentou o presidente do Conselho Europeu, sublinhando, que, apesar dos "tempos difíceis", está confiante de que "tal como no passado, a União Europeia vai cumprir os seus objetivos e sair mais forte".
A AD - Coligação PSD/CDS venceu as eleições legislativas com 86 deputados, enquanto PS e Chega empatam no número de eleitos para o parlamento, 58, quando estão apurados todos os votos nos círculos nacionais.
Transmiti a @LMontenegro_PT as minhas felicitações pela sua vitória eleitoral.
— António Costa (@eucopresident) May 18, 2025
Irei trabalhar em estreita colaboração com o próximo Governo de Portugal para tornar a Europa mais forte, mais próspera e mais autónoma.
Estes podem ser tempos difíceis. Mas sei que, tal como no…
Aos eleitos da AD - Coligação PSD/CDS, juntam-se ainda três parlamentares que somaram votos suficientes na Região Autónoma dos Açores, onde a coligação junta, além do PSD e CDS-PP, o PPM e que registou 0,62%, traduzindo cerca de 37 mil votos.
Estes resultados não incluem ainda os eleitores residentes no estrangeiro, cuja participação e escolhas serão conhecidos a 28 de maio.
Leia Também: "O Chega tornou-se nestas eleições o segundo maior partido"