O primeiro-ministro britânico Keir Starmer fez o anúncio sobre a nova medida durante uma deslocação à Albânia, mas não forneceu mais detalhes.
"O que estamos a discutir são centros de regresso" para os migrantes, disse Starmer.
O líder trabalhista britânico, em declarações ao canal GB News, não especificou os países com os quais o Executivo de Londres está a realizar conversações.
A União Europeia também abriu recentemente o caminho para a criação de "centros de regresso" fora das fronteiras do bloco europeu para acelerar a expulsão de migrantes sem documentos.
A visita de Starmer, a primeira deslocação de um chefe de governo britânico à Albânia, tem como objetivo intensificar os esforços para destruir as redes criminosas que alimentam a imigração ilegal através dos Balcãs Ocidentais, informou o Governo de Londres em comunicado.
Keir Starmer prevê visitar o porto de Durres, o maior da Albânia, considerado um ponto geográfico essencial para o combate contra as redes de imigração ilegal.
"O nosso trabalho conjunto para dissuadir, detetar e afastar os migrantes ilegais é mais uma prova de que trabalhar a montante para proteger a costa britânica e as nossas fronteiras é a abordagem correta", afirmou o primeiro-ministro.
Tirana e Londres já assinaram um acordo de cooperação sobre migrações, em 2022, durante o anterior governo conservador.
Leia Também: Governador propõe fim de inscrição de imigrantes ilegais em programa de saúde