O incêndio de grandes dimensões que deflagrou, esta quarta-feira, numa fábrica de produtos químicos em Alcalá de Guadaíra, na província de Sevilha, em Espanha, foi "controlado e contido" com vista à sua extinção, de acordo com as autoridades locais, citadas pela Telecinco.
Espera-se, contudo, uma noite longa e acredita-se que a extinção definitiva do fogo pode demorar vários dias.
A Câmara Municipal de Alcalá de Guadaíra e a Proteção Civil, recorde-se, aconselharam a população local a permanecer em casa para evitar um possível risco de intoxicação. Aconselha-se ainda a que se fechem portas e janelas e o uso de máscaras de proteção.
Algumas casas nos arredores da fábrica foram mesmo evacuadas.
O fogo provocou uma densa nuvem de fumo tóxico, visível mesmo a partir de cidades a mais de 80 quilómetros de distância. Pode ver as imagens na fotogaleria acima.
Até ao momento, um bombeiro teve de ser assistido após ter-se sentido mal e um operador das instalações afetadas terá sofrido queimaduras ligeiras.
O serviço de emergência 112 Andaluzia informou que às 13h20 [12h20 em Lisboa] foi recebida a primeira chamada de alerta, indicando que tinha havido uma explosão num armazém da fábrica. A empresa, segundo o 112, retirou todo o pessoal.
Leia Também: Incêndio em fábrica de produtos químicos em Sevilha. Habitantes retirados