Uma câmara subaquática captou uma anémona com tentáculos que reside na planície abissal de Porcupine, ao largo da costa da Irlanda, a cinco quilómetros de profundidade.
Um estudo sobre a Iosactis vagabunda, uma espécie ‘esquiva’, foi publicado na revista ‘Deep Sea Research Part I: Oceanographic Research Papers’.
Esta espécie alimenta-se normalmente de fitodetritos - ou matéria orgânica particulada - do fundo do mar, assim como de poliquetas, um verme marinho que pode até ser muito maior do que a própria anémona, que tem cerca de 2.54 centímetros, de acordo com a ABC News.
Com 24 tentáculos, a anémona passa horas a criar tocas, pelas quais se desloca entre os períodos de alimentação. Segundo os investigadores, trata-se de algo único em relação a outras espécies de anémonas.
O trabalho incluiu 18 espécimes, que foram observados em intervalos de oito horas, ao longo de 20 meses, e um só espécime com 20 minutos de intervalo em duas semanas.
No total, foram captadas 29.016 fotografias utilizáveis.
Na ótica dos investigadores, à medida que o aquecimento global se intensifica e o oceano continua a absorver mais calor, poderá ser necessária uma maior exploração do fundo do mar para descobrir estratégias de mitigação.
Veja o vídeo.
Leia Também: Mujica queria ser enterrado ao lado da cadela, que era "a rainha da casa"