Vários banhistas foram arrastados por uma onda, na tarde de terça-feira, 26 de agosto, na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, provocando momentos de pânico no areal.
O que lhes valeu foi o olhar atento dos nadadores-salvadores que estavam no local.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais, já partilhadas por mais de 3 mil pessoas, é possível ver o areal cheio de chapéus de sol e várias dezenas de pessoas, assim como a bandeira vermelha.
De repente vem uma onda que arrasta não só os pertences dos veraneantes, como algumas pessoas, entre as quais uma criança.
Veem-se dois nadadores-salvadores a correr e a ajudar um banhista caído, a ser enrolado pela forte agitação marítima que se fazia sentir no local.
Ao lado, uma mulher e um homem conseguem também evitar que uma criança seja levada pela onda.
Nas redes sociais são muitos os que criticam a atitude dos banhistas que, apesar de Portugal estar em alerta amarelo devido à agitação marítima foram para a praia.
"Com todos os avisos feitos e as pessoas fazem ouvidos moucos, realmente o ser humano cada vez respeita menos", escreveu um dos mais de 500 internautas que comentaram o vídeo.
"Nem com aviso as pessoas entendem", diz outro.
Entre os comentários estão também palavras de elogio aos nadadores-salvadores. "Espetaculares", "atentos", "benditos nadadores-salvadores", são apenas alguns.
Recorde-se que um pouco por todo o país a agitação marítima provocou estragos na terça-feira, 26 de agosto. Na Praia da Parede, em Cascais, um homem está mesmo desaparecido.
Leia Também: Passadiços na Praia de Faro destruídos pelas ondas. Veja