Um homem desapareceu, esta terça-feira, na Praia da Parede, no concelho de Cascais.
O alerta foi dado pelas 16h30, por populares, que se aperceberam de uma pessoa em dificuldades na água, segundo adiantaram os Bombeiros de Parede em declarações à SIC Notícias.
Estão agora a decorrer buscas por via terrestre e por via marítima.
As buscas no mar deverão ser suspensas em breve devido à agitação marítima, que está dificultar as operações.
Os Bombeiros de Parede mobilizaram três veículos de socorro e participa também nas buscas uma embarcação dos Instituto de Socorros a Náufragos.
Recorde-se que, devido à agitação marítima, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão desde as 06h00 de hoje sob aviso amarelo e até às 06h00 de quarta-feira.
O aviso amarelo, o menos grave, é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Na segunda-feira em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que estão previstas ondas com altura significativa até quatro metros na costa ocidental esta terça-feira, e que poderão atingir altura máxima até sete metros, uma situação pouco frequente em agosto e que resulta do posicionamento do ciclone pós-tropical ERIN.
Na sequência do agravamento das condições marítimas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertaram a população, aconselhando medidas preventivas.
A AMN apelou aos banhistas que tenham cuidado numa ida à praia, e que frequentem praias permanentemente vigiadas, respeitem a sinalização das bandeiras e das praias e as indicações dos nadadores-salvadores e demais elementos de vigilância, vigiem permanentemente as crianças e evitem colocar-se debaixo de arribas.
[Notícia atualizada às 18h10]
Leia Também: Turistas enfrentam agitação marítima pela melhor foto na Boca do Inferno