"Estendo as minhas mais sinceras felicitações à comunidade católica mundial pela eleição do Papa Leão XIV. Este momento histórico marca um novo capítulo de esperança e inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo", declarou Shehbaz Sharif na rede social X.
"O Paquistão valoriza os seus laços com o Vaticano e continua empenhado em promover a harmonia inter-religiosa, o respeito mútuo e a nossa busca partilhada pela paz e pela dignidade humana", afirmou o líder paquistanês.
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito Papa na quinta-feira, ao fim de dois dias de conclave, e assumiu o nome de Leão XIV. Nascido em Chicago, Estados Unidos, tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
As tensões entre a Índia e o Paquistão aumentaram na sequência dos ataques aéreos indianos de quarta-feira contra alvos em território paquistanês, que Islamabade afirma terem matado 31 civis e deixado outros 57 feridos.
Nova Deli diz que os bombardeamentos visaram infraestruturas terroristas em retaliação pelo ataque de 22 de abril na Caxemira indiana, que matou 26 pessoas, na maioria turistas indianos.
Os dois países, que reivindicam a totalidade da região de Caxemira, têm estado em conflito desde a independência, em 1947.
Há semanas que a Índia e o Paquistão se acusam mutuamente de agressão, num conflito que está a preocupar também a comunidade internacional, com o risco de um confronto aberto entre duas potências nucleares.
Leia Também: China aguarda "diálogo construtivo" com Vaticano após eleição de Leão XIV