Pedro Barreto, antigo arcebispo de Huancayo, afirmou-se "muito próximo" do novo Papa, uma vez que Prevost, que adotou o nome Leão XIV, foi vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana quando era bispo de Chiclayo.
Nas primeiras palavras após a sua eleição, o novo pontífice enviou, a partir da varanda da Basílica de São Pedro, uma saudação em espanhol para a sua "amada diocese de Chiclayo", no Peru.
Em declarações à cadeia local América Televisión, Pedro Barreto destacou a simplicidade e discrição do novo Papa, mas com uma atitude de "firmeza em dizer as coisas que têm de ser ditas".
Além disso, observou que a eleição de Prevost demonstra a continuidade das reformas iniciadas pelo antecessor argentino "em fidelidade a Deus e à Igreja Católica".
As palavras de gratidão de Leão XIV, no seu primeiro discurso, ao papa Francisco "tranquilizam todos", destacou.
O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi hoje eleito Papa, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Leia Também: Comunidade Israelita de Lisboa felicita Leão XIV e deseja "diálogo"