Depois da introdução do cardeal protodiácono Dominique Mamberti, o Papa Leão XIV cumprimentou a multidão que o aguardava, a partir da varanda da Basílica de São Pedro, em Roma.
"Que a paz esteja com todos vós", disse, num primeiro momento.
O novo líder da Igreja Católica apontou ainda que "esta é a primeira saudação de um Cristo renascido” e que ambicionava “que este dito de paz [chegasse] a todas as pessoas, onde quer que [estivessem]".
“Esta é a paz do Cristo renascido, uma paz desarmada, humilde, de um Deus que nos ama da todos, incondicionalmente. Ainda temos de ouvir a voz frágil mas corajosa do Papa Francisco. O Papa que benzia Roma dava também a sua bênção do mundo inteiro naquela manhã de Páscoa. Permitam-me dar seguimento àquela tradição. [...] Unidos, sem medo, de mãos dadas, seguimos em frente. O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dele para poder chegar a Deus e ao seu amor. Ajude-nos a construir pontes, todos unidos para sermos um só povo em paz. Obrigado ao Papa Francisco", complementou.
Leão XIV agradeceu ainda a todos os cardeais que o elegeram enquanto sucessor de Pedro e assegurou que "o pecado não prevalecerá".
Depois de um discurso em italiano, o norte-americano Robert Prevost agradeceu, em espanhol, à sua Diocese no Peru, e deu conta de que pretende que a Igreja procure "sempre paz, especialmente para aqueles que sofrem".
Robert Francis Prevost era, até agora, Prefeito do Dicastério para os Bispos, desde 12 de abril de 2023, e é considerado um progressista.
Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo, no Peru, nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, nos Estados Unidos da América, é considerado da linha progressista do colégio cardinalício.
O Sumo Pontífice, de 69 anos, é o primeiro norte-americano a ser eleito Papa.
Prevost é conhecido como o "pastor de duas pátrias" devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80.
Veja o momento na galeria acima.
Leia Também: Papa Leão XIV agradece a Francisco e pede ajuda para "construir pontes"