As autoridades neozelandesas acreditam que Tom Phillips e um dos seus três filhos, que estão desaparecidos desde dezembro de 2021, terão sido vistos a levar a cabo um assalto numa loja de Waikato, na passada quarta-feira.
O incidente deu-se pelas 2h00 da madrugada (hora local), sendo que, de acordo com a polícia da Nova Zelândia, Tom Phillips já teria tentado assaltar aquele estabelecimento comercial, “sem sucesso, em novembro de 2023”.
“Acreditamos que o par nesta filmagem seja Tom e um dos seus filhos. Eles estiveram na zona por 13 minutos, tendo entrado e saído de quadriciclo. É possível ver o par a carregar itens em recipientes no quadriciclo, antes de seguirem na direção de onde vieram”, lê-se, num comunicado divulgado esta sexta-feira.
O proprietário do espaço comercial disse à RNZ que a dupla só levou leite.
As autoridades, que pediram informações por parte de “qualquer pessoa que possa ter visto o quadriciclo a circular ou estacionado entre Piopio e Marokopa na madrugada de quarta-feira”, assinalaram ainda que foram roubados “vários itens de mercearia”.
A polícia recordou que “no centro desta situação estão três crianças que estão longe de casa há quatro anos” e apontou que Phillips enfrenta uma série de acusações, incluindo roubo agravado, lesão corporal grave e posse ilegal de arma de fogo.
Note-se que Tom Phillips e os três filhos – Jayda, Maverick e Ember – desapareceram em dezembro de 2021. As autoridades acreditam que o homem tem mantido os menores escondidos na densa mata da Nova Zelândia, por ter perdido a sua custódia legal, e que tem recebido ajuda externa.
Em maio de 2023, o homem foi associado a um assalto a um banco em Te Kūiti, no qual duas pessoas armadas exigiram dinheiro, antes de fugirem num motociclo.
Já em outubro de 2024, caçadores filmaram um indivíduo a ser seguido por três crianças, num terreno agrícola de Marokopa. Os homens relataram que os menores envergavam roupa de camuflagem e carregavam grandes mochilas.
Este avistamento desencadeou uma busca terrestre e aérea, que foi cancelada ao fim de três dias.
Na altura, a mãe das crianças confessou estar “aliviada” por saber que os filhos ainda estavam vivos.
A família tem instado Phillips a entregar-se às autoridades, mas os apelos não têm surtido efeito.
Em junho do ano passado, foi anunciada uma recompensa de cerca de 68.459 euros por informações sobre o paradeiro do pai e dos três filhos, cujo prazo, entretanto, expirou.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Mulher detida por viajar com criança dentro de mala na Nova Zelândia