Um barco de pesca com sede em Vigo, Espanha, naufragou durante a noite de quinta-feira, 28 de agosto, ao largo do arquipélago dos Açores, avança o site El Correo Gallego.
De acordo com a publicação espanhola, apesar do susto, os 11 tripulantes que seguiam a bordo do do 'Nuevo Salmón' foram resgatados e estão a são e salvo.
Nas redes sociais, o Serviço de Resgate Marítimo Espanhol anunciou que os pescadores foram salvos pelo navio mercante CS Standard e transportados de helicóptero para a ilha açoriana de São Miguel. Três dos marinheiros são galegos e os restantes são indonésios.
Hundimiento pesquero español Nuevo Salmón, 150 millas al este de Azores (zona SAR portuguesa). Sus 11 tripulantes han sido rescatados, en buen estado, por mercante CS Standard y trasladados en helicóptero a Azores.
— SALVAMENTO MARÍTIMO (@salvamentogob) August 29, 2025
Emergencia coordinada por RCC Ponta Delgada. En CNCS se recibió… pic.twitter.com/ZTy9xTeg90
Segundo a tripulação do navio naufragado, a causa do acidente foi um "vazamento" detetado na quinta-feira à noite, que não conseguiram conter.
Marinha e Força Aérea envolvidos no resgate
Entretanto, a Marinha Portuguesa enviou um comunicado ao Notícias ao Minuto com mais informações sobre o resgate, realizado através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo (RCC Lajes).
Segundo a Marinha, o alerta, recebido pelas 21h, horas locais, menos uma hora que em Portugal Continental, dava conta de uma embarcação de pesca, com 11 tripulantes a bordo, com "uma entrada de água enquanto navegava a cerca 170 milhas náuticas (aproximadamente 315 quilómetros) a este de São Miguel".
Para o local foram ativados duas aeronaves da Força Aérea Portuguesa, bem como um navio mercante que se encontrava nas proximidades.
Quando os militares portugueses lá chegaram, os tripulantes já tinham abandonado a embarcação com recurso a duas balsas salva-vidas "por não terem conseguido efetuar a contenção da entrada e o esgoto da água".
Posteriormente, foram resgatados pelo navio mercante que se deslocou para o local.
Todos os pescadores, que se encontravam bem fisicamente, foram transportados de seguida para a cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, pelo helicóptero EH-101 Merlin, da Força Aérea, sem necessidade de assistência médica.
Explica ainda a Marinha que, nesta ação de busca e salvamento, estiveram envolvidos o MRCC Delgada da Marinha, o RCC Lajes, um helicóptero EH-101 e uma aeronave C-295 da Força Aérea, bem como um navio mercante.
A Força Aérea também emitiu um comunicado sobre a situação, divulgado um vídeo do resgate, que poderá ver na galeria acima.
[Notícia atualizada às 12h57]
Leia Também: Frontex investiga naufrágio que envolveu barco da Polícia Marítima