Papa Leão XIV agradece a Francisco e pede ajuda para "construir pontes"

O novo Papa agradeceu o legado de Francisco, a quem sucede a partir hoje na liderança da Igreja Católica, e pediu ajuda para "construir pontes", na busca de justiça sem medo.

Notícia

© Getty Images

Lusa
08/05/2025 19:00 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Papa Leão XIV

"Que a paz esteja convosco", afirmou o cardeal norte-americano Robert Prevost, que adotou o nome Leão XIV, nas primeiras palavras proferidas na praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, após a eleição do colégio cardinalício, seguindo-se o agradecimento ao antecessor: "Obrigado, Papa Francisco".

 

Perante os aplausos de mais de cem mil pessoas, o novo Papa, de 69 anos, pediu ajuda para "construir pontes com o diálogo e o encontro", referindo-se a "um só povo" na procura da paz.

Num discurso escrito, ao contrário dos seus antecessores, e no qual também falou em espanhol, Leão XIV centrou o seu discurso, a partir da varanda da Basílica de São Pedro, na mensagem de paz, diálogo e evangelização missionária.

"Queridos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo ressuscitado, o bom pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Desejo também que esta saudação de paz entre nos vossos corações e chegue às vossas famílias, a todos os povos, em todos os lugares, a todas as nações e a toda a Terra. Que a paz esteja convosco", proclamou.

O Papa assinalou "uma paz humilde e perseverante" proveniente de Deus, que "ama a todos incondicionalmente", invocando o pontífice argentino de quem era apontado como muito próximo e, à sua semelhança, igualmente visto como um reformador e progressista.

"Ainda ouvimos nos nossos ouvidos aquela voz ténue, mas sempre corajosa, do Papa Francisco a abençoar-nos em Roma. Nessa mesma bênção, Deus ama-nos. Deus ama-vos a todos, e o mal não prevalecerá", declarou visivelmente emocionado

Leão XIV pediu aos cardeais, que o elegeram na quarta votação ao fim de dois dias de conclave, para caminharem ao seu lado numa "Igreja unida, procurando sempre a paz e a justiça, procurando sempre trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo de anunciar o Evangelho, de serem missionários".

Também como Francisco, o "cardeal norte-americano referiu-se a uma Igreja "sempre aberta a acolher todos, todos" aqueles que precisam da sua caridade e presença.

Pediu igualmente "uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, uma Igreja que procura sempre a paz" e que também "procura estar sempre próxima, sobretudo daqueles que tanto sofrem".

Leão XIV dedicou ainda algumas palavras em espanhol na sua primeira aparição ao mundo como pontífice para enviar uma saudação para a sua "amada diocese de Chiclayo", no Peru.

Agostiniano norte-americano, Prevost trabalhou em várias missões no Peru e, em 2015, Francisco nomeou-o bispo de Chiclayo.

O novo Papa concluiu a sua intervenção com oração Avé Maria para rezar à Virgem "por toda a Igreja e pela paz no mundo".

Nascido em Chicago, Estados Unidos, Robert Francis Prevost tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.

Sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.

[Notícia atualizada às 19h42]

Leia Também: Montenegro felicita Leão XIV e deseja-lhe "pontificado pleno de luz"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas