Dois polícias mortos em campanha de vacinação no Paquistão

Dois polícias que protegiam os vacinadores de uma campanha antipoliomielite no Paquistão foram hoje mortos no segundo ataque mortal desde que se iniciou a vacinação, na segunda-feira, anunciaram responsáveis do governo local.

Notícia

© ASIF HASSAN/AFP via Getty Images

Lusa
23/04/2025 11:12 ‧ há 3 semanas por Lusa

Mundo

Paquistão

"Homens de mota dispararam contra a polícia", disse um responsável da administração local, citado pela agência de notícias francesa AFP.

 

O porta-voz do governo provincial, Shahid Rind, confirmou que os dois polícias atingidos morreram.

O Paquistão iniciou na segunda-feira uma campanha de uma semana com o objetivo de vacinar mais de 45 milhões de crianças contra a poliomielite.

Aquele país asiático reportou 74 casos de poliomielite em 2024 e elevou hoje o número de doentes confirmados este ano para sete pessoas, e o vizinho Afeganistão são os últimos países endémicos da poliomielite no mundo.

Mas o programa de combate à poliomielite do Paquistão, lançado em 1994, tem enfrentado desafios persistentes, incluindo desinformação sobre as vacinas e resistência de alguns religiosos fundamentalistas que alegam que a imunização é uma conspiração estrangeira para esterilizar crianças muçulmanas ou um disfarce para a espionagem ocidental.

Os grupos militantes também têm atacado e matado repetidamente os trabalhadores da vacinação contra a poliomielite, incluindo na semana passada.

Segundo o jornal Arab News Pakistan, homens armados atacaram um veículo e raptaram dois vacinadores contra a poliomielite na província de Khyber Pakhtunkhwa e, na segunda-feira, um militante foi morto quando homens armados abriram fogo contra polícias que escoltavam uma equipa da campanha de vacinação nos arredores de Wana, a principal cidade do distrito de Waziristão do Sul.

Leia Também: Polícia paquistanesa detém 160 pessoas após ataques a KFC

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas