De acordo com um relatório de ética governamental recentemente divulgado, o ex-apresentador de 'talk shows', de 64 anos, prometeu desfazer-se destas empresas no prazo de três meses após a confirmação da sua nomeação, que ainda não ocorreu.
Garantiu também que, até então, não participaria em nenhum assunto que pudesse afetar os seus investimentos, noticiou hoje a agência Associated Press (AP).
O património líquido de Oz está entre 98 e 332 milhões de dólares, de acordo com uma análise daquele gabinete.
Oz ganhou fama e ganhou milhões com o seu 'talk show' diurno. Os mais recentes dados mostram que também possui milhões de dólares em ações em empresas de seguros de saúde, fertilidade, produtos farmacêuticos e vitaminas.
Os seus investimentos afetam quase todos os aspetos do sistema de saúde, frisou Lawrence Gostin, professor de saúde pública na Universidade de Georgetown.
"Tem as suas impressões digitais e o seu financiamento em todo o sistema de saúde, desde os serviços à inteligência artificial e aos produtos médicos", apontou Gostin.
"Parece-me que estes conflitos estão tão interligados nas finanças dele e da sua família que não sei como é que ele consegue libertar-se de tudo isto", acrescentou.
Se for confirmado pelo Senado, Oz seria responsável pelos programas dos quais mais de metade do país depende para o seguro de saúde: Medicaid, Medicare e Affordable Care Act.
Como responsável desta agência, Oz tomaria decisões sobre a forma como o governo cobriria os procedimentos, as admissões hospitalares e os medicamentos nestes programas, para além das taxas de reembolso que os médicos e outros prestadores receberiam pelos seus serviços.
Oz candidatou-se, sem sucesso, em 2022, para representar a Pensilvânia no Senado dos EUA como republicano.
Durante a campanha, apelou à expansão do Medicare Advantage, a versão cada vez mais popular do Medicare, gerida por seguradoras privadas que foram acusadas de defraudar o governo em milhares de milhões de dólares através do programa.
Antes de se virar para a política, Oz foi um conceituado cirurgião cardíaco na Universidade de Columbia. Alcançou a fama no "The Oprah Winfrey Show" com aparições onde discutia dietas para perda de peso, Botox e técnicas antienvelhecimento.
Por fim, conseguiu o seu próprio programa, que se tornou popular, mas atraiu duras críticas da comunidade científica. Alguns colegas da Universidade de Columbia pediram a sua remoção por causa de alegações que fez sobre produtos na televisão.
A audiência de confirmação de Oz para administrar as agências que gerem os mais importantes programas federais de saúde ainda não foi agendada.
Leia Também: Nova aplicação permite contratar guarda-costas armados nos EUA