Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Novas sanções à Rússia podem 'cair' no caso de cessar-fogo

As novas sanções económicas previstas contra a Rússia poderão ser levantadas no caso de entrar em vigor um cessar-fogo na Ucrânia, declarou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico na cimeira da NATO em Newport.

Novas sanções à Rússia podem 'cair' no caso de cessar-fogo
Notícias ao Minuto

12:18 - 05/09/14 por Lusa

Mundo Philip Hammond

"O mais razoável é avançar no plano para impor novas sanções. Se depois houver um cessar-fogo, se ele for assinado e entrar em vigor, então poderemos considerar um levantamento das sanções", declarou Philip Hammond à BBC.

Hammond assinalou existir "muito ceticismo" quanto à "aplicação do cessar-fogo", adiantando: "Para já, não queremos ser distraídos quanto à nossa determinação de impor novas sanções para responder à grande incursão de forças russas na Ucrânia".

Os Estados Unidos estão a preparar, em estreita coordenação com a União Europeia, novas sanções económicas contra a Rússia para acentuar a pressão sobre Moscovo.

Por outro lado, decorrem hoje em Minsk negociações para um cessar-fogo no leste da Ucrânia, palco de confrontos mortíferos nos últimos meses entre forças ucranianas e separatistas apoiados pela Rússia.

O anúncio na quarta-feira de um cessar-fogo foi acolhido com grande prudência pelos Aliados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório