Espanha. Cerca de 140 detidos por pilhagens e roubos nas zonas afetadas

Cerca de 140 pessoas foram detidas por causa de roubos e pilhagens nas áreas afetadas pelas inundações da semana passada na região de Valência, disse hoje o Ministério da Administração Interna de Espanha.

Notícia

© David Ramos/Getty Images

Lusa
04/11/2024 15:07 ‧ 04/11/2024 por Lusa

Mundo

Espanha

Os detidos são, na quase totalidade, suspeitos de pilhagens e roubos com violência em estabelecimentos comerciais e casas particulares, disseram fontes do ministério, citadas pela agência de notícias espanhola Europa Press.

 

As inundações de terça-feira da semana passada afetaram zonas comerciais inteiras de diversas localidades dos subúrbios da cidade espanhola de Valência, havendo relatos de pilhagens e saques logo desde o primeiro dia.

Numa declaração ao país no sábado passado, o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, disse que a manutenção da ordem pública e da segurança nas zonas afetadas pelas cheias era uma das prioridades imediatas das autoridades no terreno, atendendo a esses relatos de pilhagens e roubos em áreas que estavam sem eletricidade, com acessos cortados ou ruas enlameadas.

Sánchez anunciou nesse dia um reforço da presença de militares e de elementos das forças de segurança do Estado nas zonas afetadas, para trabalhos de resgate e limpeza, ajuda às populações e garantia da segurança pública.

Estão no terreno cerca de 7.000 militares e mais de 10 mil polícias e elementos da Guarda Civil, no maior dispositivo de sempre na história de Espanha "em tempos de paz", disse o primeiro-ministro.

O leste de Espanha, em especial a região de Valência, foi atingido na terça-feira por um temporal que causou, provavelmente, as maiores inundações da Europa neste século, disse Sánchez no mesmo dia, reconhecendo haver uma "situação trágica".

Há até agora 217 mortos confirmados e dezenas de famílias continuam a procurar pessoas desaparecidas, segundo as autoridades.

Além das vítimas mortais, o temporal causou danos em infraestruturas de abastecimento, comunicações e transportes.

Leia Também: Espanha. Mais de 100 mil carros danificados e destruídos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas