Países Baixos compram tanques Leopard que serão colocados na Alemanha

O ministro neerlandês da Defesa, Ruben Brekelmans, anunciou hoje que o novo batalhão de tanques Leopard 2A8, que Haia pretende criar adquirir, será colocado na Alemanha.

Notícia

© Sascha Schuermann/Getty Images)

Lusa
16/10/2024 20:23 ‧ 16/10/2024 por Lusa

Mundo

Países Baixos

"Vamos criar um batalhão de tanques em conjunto com a Alemanha, porque vamos comprá-los lá e eles também vão ficar estacionados na Alemanha para que possamos aprofundar a nossa formação e cooperação bem-sucedida dos últimos anos", explicou o ministro depois de se ter reunido com o seu homólogo alemão, Boris Pistorius.

 

Berkelmans recordou que os Países Baixos tiveram de vender os seus tanques em 2011, o que não foi uma decisão fácil mas necessária.

O ministro explicou que o seu país vai comprar, numa primeira fase, 46 tanques alemães Leopard 2A8, o modelo mais moderno, apesar de um batalhão ser normalmente composto por 52

Haia "quer deixar espaço para a inovação", procurando criar novos modelos de gestão, explicou o governante, dando o exemplo da guerra na Ucrânia, onde as tropas terrestres precisam de ser complementadas por tanques e também por veículos não tripulados, como drones.

"Queremos encorajar a indústria a investir em inovações em dispositivos não tripulados, Mas se a indústria disser que precisa de muito tempo ou que não podemos ser tão eficazes, compraremos mais seis mais tarde", para completar o batalhão, disse Berkelmans.

Pistorius sublinhou que a Alemanha e os Países Baixos já dispõem de uma unidade blindada mista, que é única na sua configuração na Europa e está em funcionamento há oito anos.

"Agora querem formar o vosso próprio batalhão e, para além de termos todo o gosto em ajudá-los, propusemos colocá-lo na Alemanha", disse.

A entrega dos primeiros tanques está prevista para 2027. A partir de 2030, o exército holandês voltará a ter o seu próprio batalhão blindado, com cerca de 500 soldados. Para o efeito, serão investidos cerca de 2,5 mil milhões de euros.

A Alemanha e os Países Baixos estão a ponderar conjuntamente se o novo batalhão holandês deverá ficar estacionado em Bergen-Hohne, no estado da Baixa Saxónia, no norte da Alemanha.

Leia Também: Navio de guerra japonês atravessa pela primeira vez estreito de Taiwan

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas