Meteorologia

  • 05 OCTOBER 2024
Tempo
25º
MIN 20º MÁX 25º

Pelo menos três mortos em ataque israelita a motociclos no Líbano

Pelo menos três pessoas morreram hoje, entre as quais uma criança, quando as duas motas em que seguiam foram atingidas num bombardeamento atribuído a Israel aos arredores da cidade de Nabatieh, no sul do Líbano.

Pelo menos três mortos em ataque israelita a motociclos no Líbano
Notícias ao Minuto

20:35 - 12/09/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

Segundo a Agência Nacional de Notícias (ANN), os mísseis israelitas atingiram os dois motociclos na estrada que liga Nabatieh a Kfarjoz, onde também uma viatura que passava na zona foi atingida.

 

A agência estatal libanesa precisou que ambas as motas se incendiaram e ficaram destruídas, desconhecendo-se, por enquanto, a identidade de quem nelas se deslocava e se se tratava de pessoas ligadas a algum dos grupos armados envolvidos nos confrontos contra o Estado judaico.

A maioria dos ataques seletivos contra veículos no Líbano tem como alvo membros do grupo xiita libanês Hezbollah, embora por vezes, em menor medida, também sejam dirigidos contra fações palestinianas ou formações locais de menor escala, como a sunita Jamaa al-Islamiya.

Com menor frequência, Israel também tem efetuado bombardeamentos deste tipo em território sírio, como o que hoje matou duas pessoas em Quneitra, no sul da Síria, uma das quais um "comandante" que alegadamente trabalhava para o Hezbollah.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) indicou que o indivíduo recrutava entre a população local e transportava armas para o movimento libanês, ao passo que o Exército israelita afirmou diretamente, num comunicado, que ele fazia parte de uma alegada rede do Hezbollah na Síria.

O grupo xiita está presente na vizinha Síria como aliado de Damasco e, embora presumivelmente tenha colaboradores locais, nunca foi confirmada a presença de cidadãos não-libaneses nas suas fileiras oficiais.

Há mais de 11 meses que as forças israelitas e o Hezbollah estão envolvidos num intenso fogo cruzado ao longo da fronteira entre o Líbano e Israel, nos piores confrontos desde a guerra de 2006, que se intensificaram fortemente este verão, após um ataque que matou 12 crianças nos Montes Golã, ocupados por Israel.

As tensões na região do Médio Oriente aumentaram após o ataque de 07 de outubro do movimento islamita palestiniano Hamas em território israelita. Na sequência dessa ofensiva, que fez 1.194 mortos, na maioria civis, e 251 reféns, o Exército israelita iniciou uma guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza que já fez mais de 41.000 mortos e de 95.000 feridos.

A partir do Líbano, o Hezbollah juntou-se aos ataques contra Israel, em solidariedade com a população palestiniana, abrindo assim uma segunda frente de batalha para Israel, na sua fronteira norte.

Leia Também: Borrell diz que foi possível evitar conflito mas soam "tambores de guerra"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório