Meteorologia

  • 07 OCTOBER 2024
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 22º

Irão e União Europeia querem dialogar para resolver problemas

Os chefes da diplomacia do Irão e da União Europeia (UE) apelaram para o diálogo entre as duas partes durante uma conversa telefónica divulgada hoje por Teerão e Bruxelas.

Irão e União Europeia querem dialogar para resolver problemas
Notícias ao Minuto

10:46 - 23/08/24 por Lusa

Mundo Diplomacia

No contacto ocorrido na quinta-feira, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, apelou a Josep Borrell para que o Irão e a UE resolvam os problemas pela via do diálogo.

 

"A República Islâmica do Irão congratula-se com o desenvolvimento das relações com a União Europeia num ambiente baseado no respeito mútuo", afirmou Araghchi, de acordo com um comunicado citado pela agência francesa AFP.

A declaração surge pouco mais de um mês após a eleição do novo Presidente iraniano, o reformista Massoud Pezeshkian.

O novo Presidente iraniano declarou-se disposto a encetar um "diálogo construtivo" com os países europeus, mas criticou-os por terem renegado os compromissos sobre a questão nuclear.

Teerão disse que Araghchi e Borrell falaram sobre as negociações para o levantamento das sanções contra o Irão, e "os últimos desenvolvimentos relacionados com a guerra e os crimes cometidos pelo regime sionista em Gaza".

As relações entre o Irão e a UE deterioraram-se nos últimos anos, na sequência das críticas dirigidas a Teerão por prosseguir com o programa nuclear e pelo apoio ao movimento extremista Hamas, em guerra com Israel na Faixa de Gaza.

Bruxelas também tem criticado Teerão pela ajuda à Rússia, que invadiu a Ucrânia, e por violações dos direitos humanos, que o Irão nega.

Durante o encontro com Borrell, Araghchi afirmou que o desenvolvimento das relações exige "diálogo para resolver os problemas entre as duas partes e uma correção das más políticas dos países europeus", segundo o comunicado.

Borrell também pediu ao homólogo iraniano diálogo para "desanuviar as tensões regionais", anunciou o próprio alto representante da União Europeia para a Política Externa nas redes sociais.

"Discuti com o novo ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão as perspetivas de um compromisso renovado sobre todas as questões de interesse mútuo", afirmou, citado pela agência espanhola Europa Press.

Borrell especificou que as questões incluem "a necessidade de desanuviamento e contenção, a cessação da cooperação militar com a Rússia contra a Ucrânia e a não-proliferação nuclear".

"O diálogo crítico é essencial para desanuviar as tensões regionais", acrescentou.

O Irão e os aliados regionais no Líbano, Iraque e Iémen ameaçam Israel com represálias desde a morte, em 31 de julho, do antigo chefe do Hamas Ismail Haniyeh, em Teerão, que acusa Israel de o ter assassinado.

Araghchi, que assumiu o cargo na quarta-feira, é conhecido pela abertura ao Ocidente, segundo a AFP.

Como negociador-chefe da equipa iraniana, desempenhou um papel fundamental na conclusão do acordo internacional sobre o programa nuclear do Irão em Viena, em 2015.

O pacto foi posto em causa três anos depois pela decisão dos Estados Unidos de se retirarem do acordo, tomada pelo então Presidente Donald Trump.

As conversações para reavivar o acordo fracassaram no verão de 2022.

Leia Também: Ministro israelita acusa Borrell de estar "do lado dos terroristas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório