Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 26º

Ativistas climáticos mancham Stonehenge com "tinta em pó cor de laranja"

Protesto tem como objetivo de apelar ao próximo governo britânico para que se comprometa a eliminar gradualmente os combustíveis fósseis até 2030. 

Notícias ao Minuto

18:54 - 19/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Dois ativistas climáticos foram detidos, esta quarta-feira, por terem pulverizado o sítio de Stonehenge, no Reino Unido, com uma "tinta em pó cor de laranja". O protesto aconteceu um dia antes de milhares de pessoas se deslocarem ao local, classificado como Património Mundial da Humanidade, para assinalar o solstício de verão.

De acordo com o grupo Just Stop Oil, o protesto foi realizado por volta das 12h00 com o objetivo de apelar ao próximo governo britânico para que se comprometa a eliminar gradualmente os combustíveis fósseis até 2030. 

O spray era, na verdade, "uma farinha de milho cor de laranja" que deverá desaparecer com a chuva. 

"Continuar a queimar carvão, petróleo e gás resultará na morte de milhões de pessoas. Temos de nos unir para defender a humanidade ou arriscamos tudo", afirmou um porta-voz do Just Stop Oil, acrescentando que o grupo climático "está a exigir que o nosso próximo governo assine um tratado juridicamente vinculativo para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis até 2030".

Já a polícia de Wiltshire confirmou a "detenção de duas pessoas após um incidente em Stonehenge". "Por volta do meio-dia, respondemos a uma denúncia de que dois suspeitos tinham pintado algumas das pedras com tinta cor de laranja. Os agentes compareceram no local e detiveram duas pessoas por suspeita de terem danificado o monumento", indicou a autoridade.

Pode ver, na galeria acima, imagens do protesto.

Leia Também: Ativismo "é mal visto pela sociedade" portuguesa, dizem ativistas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório