Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 22º

Coreia do Sul decide não ligar altifalantes com propaganda na fronteira

As autoridades militares sul-coreanas decidiram hoje não ligar os altifalantes instalados na fronteira com a Coreia do Norte para transmitir propaganda, mas ameaçaram efetuar novas transmissões se Pyongyang realizar novos atos "desprezíveis" contra Seul.

Coreia do Sul decide não ligar altifalantes com propaganda na fronteira
Notícias ao Minuto

17:19 - 10/06/24 por Lusa

Mundo Coreia do Sul

O Estado-Maior Conjunto do Exército sul-coreano adiantou que retomará "imediatamente" as transmissões de propaganda na fronteira, caso Pyongyang realize mais ações "desprezíveis" contra Seul, e indicou que a responsabilidade dessa decisão depende "inteiramente" das autoridades norte-coreanas.

A Coreia do Sul anunciou o recomeço da transmissão de propaganda em altifalantes contra o regime norte-coreano na fronteira entre os dois países como resposta aos envios de balões cheios de lixo pelos norte-coreanos.

A decisão foi aprovada pelo Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul, no final de uma reunião de emergência, no domingo, com Seul a acrescentar que "a responsabilidade por qualquer escalada de tensão entre as duas Coreias recairá inteiramente sobre a Coreia do Norte".

As autoridades militares sul-coreanas também alertaram que o seu vizinho do norte poderá estar a instalar os mesmos dispositivos na fronteira, embora de momento não tenham feito quaisquer transmissões, segundo a agência de notícias Yonhap.

A Coreia do Norte enviou mais de 3.500 balões cheios de lixo e resíduos através da fronteira entre as duas Coreias.

Leia Também: Seul retoma emissão de propaganda com altifalantes na fronteira com Pyongyang

Recomendados para si

;
Campo obrigatório