Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Diretor da agência de reconstrução da Ucrânia demite-se

O diretor da Agência de Reconstrução da Ucrânia, Mustafa Nayyem, demitiu-se hoje devido a "obstáculos sistémicos" que o impediram de realizar o seu trabalho "eficazmente", especialmente desde novembro passado.

Diretor da agência de reconstrução da Ucrânia demite-se
Notícias ao Minuto

14:29 - 10/06/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

Ao longo dos últimos meses, as autoridades ucranianas suspenderam o orçamento para a manutenção das estradas e dos sistemas de abastecimento de água e energia, segundo uma declaração publicada por Nayyem na rede social Facebook.

Nayyem denunciou também que os salários foram consideravelmente reduzidos nos últimos meses. Apesar da situação, o até agora responsável pelos trabalhos de reconstrução na Ucrânia elogiou o empenho da agência nos últimos meses.

"Apesar de todos estes obstáculos, durante todo o tempo da grande guerra não falhámos nem parámos um único projeto", afirmou Nayyem, que reconheceu que este é "o trabalho mais difícil" que teve de enfrentar na vida.

Nayyem fez igualmente um balanço dos projetos realizados nos últimos tempos e que foram inaugurados "sem relações públicas, cortes de fita ou sessões fotográficas".

"Era o nosso trabalho, não uma proeza", declarou o responsável.

A demissão surge após o primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmigal, ter levantado objeções à deslocação de Nayyem à conferência de reconstrução da Ucrânia em Berlim, a terceira edição do fórum que se realiza na capital alemã, na terça-feira.

De acordo com a imprensa ucraniana, uma grande parte da equipa de Nayyem também se demitiu, lançando dúvidas sobre o futuro trabalho da Agência Estatal para a Reconstrução e Desenvolvimento de Infraestruturas da Ucrânia.

Leia Também: "A Ucrânia é uma espécie de domínio, que é governado pelos EUA e NATO"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório