Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

"A Ucrânia é uma espécie de domínio, que é governado pelos EUA e NATO"

As declarações são do ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país.

"A Ucrânia é uma espécie de domínio, que é governado pelos EUA e NATO"
Notícias ao Minuto

14:16 - 10/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Dmitry Medvedev

O ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev, sugeriu, no domingo, que a Ucrânia é totalmente controlada, governada e patrocinada pelos Estados Unidos e pelos seus aliados da NATO.

"Ucrânia? O que é a Ucrânia? A atual Ucrânia é uma espécie de domínio, que é governado diretamente pelos Estados Unidos e pelos países da NATO. Eles têm sustentado isso", destacou Medvedev, citado pela Tass, quando comentava a declaração do chanceler alemão, Olaf Scholz, que observou que a Ucrânia é "forte e não pode ser posta de joelhos".

O ex-presidente da Rússia também referiu que Scholz deveria arrepender-se perante os ucranianos pelas "suas mentiras sobre a vitória iminente", por "entregar os ucranianos à destruição" e pelo "renascimento do nazismo".

De recordar que o ritmo lento da entrega do apoio militar prometido há muito pelos aliados ocidentais tem sido um motivo de frustração para Zelensky, tal como a hesitação de Biden em fornecer mais equipamento por receio de provocar o presidente russo, Vladimir Putin, o que, como escreve a agência norte-americana AP, tem provocado tensões nas relações entre Kyiv e Washington.

Alguns aliados da NATO, incluindo os Estados Unidos, admitiram, na semana passada, a utilização por parte da Ucrânia do armamento ocidental fornecido em ataques limitados em solo russo. Uma posição criticada pelo Kremlin, que advertiu que o maior conflito na Europa desde a Segunda Guerra Mundial poderia ficar fora de controlo.

Leia Também: Rússia agradece à China não participar na Cimeira da Paz para a Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório