Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Polícia espanhola desmantela rede de tráfico humano em Cádis e Madrid

Foram detidas 14 pessoas.

Notícias ao Minuto

10:42 - 28/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Policía Nacional espanhola desmantelou uma organização criminosa dedicada ao tráfico de seres humanos, que "regularizava de forma fraudulenta" a situação de pessoas de "nacionalidade chinesa" em Espanha.

Em comunicado, a autoridade revela que foram detidas 14 pessoas, em Cádis e em Madrid, Espanha, que "alegadamente integravam uma rede que chegou a traficar ilegalmente mais de 250 migrantes". 

As vítimas eram escondidas em "espaços minúsculos, tipo masmorras, alheadas durante várias semanas em más condições sanitárias", proibindo-os de sair destes espaços.

Estima-se que "os benefícios obtidos pelas diferentes vertentes" desta atividade criminosa, incluindo "tráfico ilegal de migrantes, de documentos falsos e de droga", ascendam a um milhão de euros.

"A rede criminosa, de caráter internacional, especializou-se em diversas tipologias criminais. Facilitou a entrada ilegal em Espanha de pessoas de nacionalidade chinesa, tanto por via aérea como por via terrestre", explica a Policia Nacional.

Na mesma nota informativa, esclarece-se que os criminosos, todos eles também de nacionalidade chinesa, "dispunham de amplas infraestruturas para alojar migrantes e facilitar a sua permanência ilegal em Espanha".

Os suspeitos "falsificavam documentos, principalmente passaportes, vistos e carimbos de países Schengen e de países terceiros". Dedicavam-se, também, "ao tráfico de documentos originais para utilização por migrantes que tivessem semelhanças na aparência física".

"Os membros da organização tinham contactos com falsificadores de documentos na Turquia. Utilizaram estes documentos falsos para que os migrantes pudessem entrar fraudulentamente em Espanha e permanecer no nosso país aguardando o seu posterior trânsito clandestino para o Reino Unido", lê-se também no comunicado.

As autoridades partilharam um vídeo onde é possível ver um dos espaços utilizados para esconder os migrantes. Pode ver as imagens na galeria que acompanha esta notícia.

Leia Também: Homem abandonado à porta de hospital em Sevilha com ferimentos de balas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório