Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 24º

EUA vende reservas de gasolina para reduzir preço aos consumidores

O Governo norte-americano determinou esta terça-feira a venda de reservas de gasolina, para baixar os preços nas bombas de combustível antes da temporada de viagens de verão nos Estados Unidos e a alguns meses das eleições presidenciais.

EUA vende reservas de gasolina para reduzir preço aos consumidores
Notícias ao Minuto

06:43 - 22/05/24 por Lusa

Mundo EUA

O Departamento de Energia dos EUA anunciou que vai colocar à venda um milhão de barris de gasolina provenientes das suas reservas no nordeste, uma iniciativa "estrategicamente escolhida para maximizar o impacto na descida dos preços, à medida que os americanos assumem o volante", destacou, em comunicado.

Esta decisão ocorre pouco antes do longo fim de semana do feriado do 'Memorial Day', que marca o início não oficial do verão e das viagens de carro nos Estados Unidos.

"Com a chegada do Memorial Day e o início da temporada de viagens, a administração Biden-Harris está a tomar a iniciativa de reduzir os custos da gasolina vendendo um milhão de barris", frisou a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

Para Patrick De Haan, analista da empresa GasBuddy, esta disponibilidade no mercado "deve ter um impacto menor nos preços nas bombas a nível nacional, mas pode exercer uma ligeira pressão de descida no nordeste".

O analista lembrou que um milhão de barris de gasolina corresponde apenas a 2,7 horas de consumo nacional de gasolina.

Phil Flynn, da empresa Price Futures Group, apontou um bom 'timing' para tomar a medida, que surge "pouco antes da temporada de viagens e antes de uma eleição", em que o atual Presidente, o democrata Joe Biden, é recandidato.

Em declarações à porta de um tribunal em Manhattan, Nova Iorque, o ex-presidente republicano Donald Trump, atualmente em julgamento pela alegada falsificação de documentos contabilísticos utilizados para ocultar um pagamento para silenciar um escândalo sexual que terá ocorrido antes da campanha presidencial de 2016 com uma estrela pornográfica, criticou a decisão, considerando-a uma manobra eleitoral de Joe Biden.

Estas reservas de gasolina mantidas no nordeste foram criadas pelo Presidente Barack Obama em 2014, após a catástrofe do furacão Sandy. A tempestade causou problemas no abastecimento de combustível.

A venda destas reservas de gasolina foi exigida por um acordo orçamental aprovado este ano.

A iniciativa fez com que os preços do petróleo enfraquecessem ligeiramente no mercado petrolífero desta terça-feira.

Leia Também: Rússia suspende proibição de exportação de gasolina até 30 de junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório