Mayor de Newark detido pelo ICE em protesto contra detenção de imigrantes

O presidente da autarquia norte-americana de Newark, Ras Baraka, foi hoje detido quando protestava contra a abertura de um centro de detenção de imigrantes, informou uma procuradora federal.

Notícia

© TIMOTHY A. CLARY/AFP via Getty Images

Lusa
09/05/2025 21:30 ‧ há 7 horas por Lusa

Mundo

EUA

O presidente da autarquia norte-americana de Newark, Ras Baraka, foi hoje detido quando protestava contra a abertura de um centro de detenção de imigrantes, informou uma procuradora federal.

 

Alina Habba, procuradora interina para o estado de Nova Jérsia, disse na plataforma social X que Baraka cometeu uma invasão de propriedade e ignorou os avisos do pessoal da Segurança Interna para deixar o Delaney Hall, um centro de detenção gerido pela operadora de prisões privadas GEO Group.

O autarca democrata tem vindo a protestar contra a abertura da unidade durante toda esta semana, alegando que os seus operadores não obtiveram as devidas autorizações.

Na sua publicação nas redes sociais, Habba disse que Baraka tinha "escolhido desrespeitar a lei", acrescentando que foi levado sob custódia.

Testemunhas referidas pela agência Associated Press (AP) descreveram que a detenção ocorreu depois de Baraka ter tentado participar numa visita às instalações com três membros da delegação do Congresso de Nova Jérsia, os deputados Robert Menendez, LaMonica McIver e Bonnie Watson Coleman.

NEWARK, N.J. (AP) — New Jersey mayor is arrested at ICE detention center where he was protesting its opening, acting US attorney says.

[image or embed]

— Phil Lewis (@phillewis.bsky.social) May 9, 2025 at 8:44 PM

Quando as autoridades do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) bloquearam a sua entrada, começou uma discussão acesa, de acordo com Viri Martinez, ativista da Aliança de Nova Jérsia pela Justiça dos Imigrantes.

A discussão continuou mesmo depois de Baraka ter regressado ao lado público dos portões.

"Os agentes começaram a intimidar e a pressionar os deputados. Houve gritos e empurrões", relatou Martinez, prosseguindo que depois os polícias "algemaram Baraka e colocaram-no num carro sem identificação".

Um e-mail e uma mensagem telefónica deixada no gabinete de comunicações do presidente da câmara não foram ainda respondidos à AP.

Baraka, um democrata que se candidata para suceder ao governador Phil Murphy, adotou a luta contra a administração do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre imigração ilegal.

Opôs-se agressivamente à instalação do centro de detenção com mil camas, argumentando que a sua abertura não poderia ser permitida devido a problemas com a licença de construção.

Em fevereiro, o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE) anunciou um acordo com o Grupo GEO de mil milhões de dólares (888 milhões de euros) durante 15 anos para criar um centro de detenção naquele edifício de dois andares próximo de uma prisão do condado, onde residem numerosas comunidades estrangeiras, incluindo portuguesa.

Baraka processou o GEO Group logo após o anúncio do acordo.

Leia Também: Juiz ordena libertação de doutoranda turca nos EUA detida pelas autoridades

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas