Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Europeias. Ativista francesa convocada por "apologia do terrorismo"

A ativista franco-palestiniana Rima Hassan, sétima na lista de França Insubmissa (LFI) para as eleições europeias, foi intimada pela polícia por "apologia do terrorismo", declarou hoje o partido em comunicado.

Europeias. Ativista francesa convocada por "apologia do terrorismo"
Notícias ao Minuto

19:27 - 19/04/24 por Lusa

Mundo França

Num outro comunicado, o seu advogado, Vincent Brengarth, "confirma a informação segundo a qual Rima Hassan recebeu hoje uma intimação da polícia judiciária", enquanto o partido denunciou nas redes sociais "manobras puramente políticas destinadas a comprometer a sua liberdade de expressão sobre a Palestina".

De acordo com a convocatória, revelada pelo jornal Le Monde e consultada pela AFP, a controversa ativista, que é também advogada e especialista em questões de refugiados, foi convocada para comparecer no final do mês "a fim de ser ouvida em liberdade sob a acusação de defesa pública de um ato de terrorismo, cometido através de um serviço público de comunicação 'online'".

As alegadas infrações foram cometidas entre 05 de novembro e 01 de dezembro, de acordo com o documento.

Rima Hassan condenou claramente, desde o primeiro dia, as ações cometidas pelo Hamas em 07 de outubro, qualificando-as de ataques terroristas e afirmando que "era moralmente inaceitável regozijar-se com a morte de civis, tanto do lado palestiniano como do lado israelita", refere o partido no seu comunicado.

"Contrariamente às declarações que lhe são atribuídas, Rima Hassan NUNCA afirmou que as ações de 07 de outubro eram legítimas", acrescentou o movimento de esquerda radical.

Leia Também: Preventiva para adolescentes que espancaram jovem até à morte em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório