Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Robert F. Kennedy Jr. garante acesso às urnas no Michigan

O candidato presidencial independente, Robert F. Kennedy Jr., garantiu um lugar no boletim de voto no Michigan, confirmaram hoje as autoridades estaduais, o que aumenta a probabilidade de afetar as eleições de novembro num Estado importante.

Robert F. Kennedy Jr. garante acesso às urnas no Michigan
Notícias ao Minuto

07:24 - 19/04/24 por Lusa

Mundo EUA

A candidatura independente de Kennedy assustou os aliados do Presidente Joe Biden e do ex-presidente Donald Trump, os presumíveis candidatos democratas e republicanos, respetivamente, que temem que o seu famoso apelido e o apoio dedicado entre uma fatia de eleitores insatisfeitos sejam suficientes para influenciar a eleição.

Ao mesmo tempo, quinze membros da família de Robert F. Kennedy Jr oficializam hoje o seu apoio à recandidatura de Joe Biden contra o familiar e sobrinho de John F. Kennedy.

O apoio será dado num evento de campanha em Filadélfia com um discurso de Kerry Kennedy, irmã de Robert F. Kennedy Jr. e o membro desta histórica família política que mais tem criticado a sua candidatura.

Um porta-voz do gabinete do secretário de Estado de Michigan adiantou que o Partido da Lei Natural, um partido menor com presença nas urnas do Estado, nomeou Kennedy numa convenção, noticiou a agência Associated Press (AP).

Kennedy enfrenta um processo caro e demorado para chegar às urnas em todos os 50 estados e no Distrito de Columbia sem o apoio de um partido político.

Michigan é o segundo estado depois do Utah a afirmar que o seu nome estará nos boletins de voto.

A sua campanha ou um super PAC [super comité de ação política] aliado afirmam ter recolhido assinaturas suficientes em vários outros estados, incluindo os campos de batalha do Arizona, Geórgia, Nevada e Carolina do Norte, mas ainda não foram validadas pelas autoridades eleitorais.

Candidatos de terceiros partidos e independentes enfrentam grandes dificuldades num sistema político dos EUA construído em grande parte em torno de dois grandes partidos.

Depois de abandonar o partido democrata em 2023 e lançar uma campanha independente, Robert F. Kennedy Jr. granjeou forte oposição dentro da família devido ao risco que representa para a reeleição de Joe Biden, a sua posição antivacinas e as teorias da conspiração que tem disseminado.

Várias sondagens nacionais colocam-no em terceiro, com cerca de 10% de intenções de voto e à frente de outros candidatos alternativos, como Jill Stein do Partido Verde. O eleitorado também tem uma opinião mais favorável (38,4%) que desfavorável (37,9%) do herdeiro político de John F. Kennedy e Robert F. Kennedy, o que explica a decisão da campanha de Biden de destacar o apoio dos Kennedy a seis meses das eleições.

Leia Também: Família de Robert F. Kennedy Jr. apoia oficialmente candidatura de Biden

Recomendados para si

;
Campo obrigatório