Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Palestina no Conselho de Segurança? "Não estamos a pressionar", dizem EUA

Conselho de Segurança das Nações Unidas vota a proposta de tornar a Palestina em membro na plenitude.

Palestina no Conselho de Segurança? "Não estamos a pressionar", dizem EUA
Notícias ao Minuto

19:54 - 18/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O representante adjunto dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Robert Wood, alegou que Washington não está a "pressionar" ninguém relativamente ao voto na proposta de admissão plena da Palestina na organização.

"Não estamos a pressionar outros países. Os outros países tornaram claras as suas posições sobre o assunto", disse Wood, citado pela agência de notícias Al Jazeera.

O representante dos Estados Unidos disse, ainda, que o país já "explicou" aos outros países "as suas preocupações sobre o assunto".

"Não é sobre pressionar seja quem for... é sobre qual pensam ser o melhor caminho para enveredar na direção de uma solução de dois Estados", continuou, acrescentando: "Do nosso ponto de vista, ter esta votação agora mesmo não faz isso".

O Conselho de Segurança da ONU vota hoje um projeto de resolução da autoria da Argélia que recomenda a admissão do Estado da Palestina como membro pleno da ONU.

Contudo, os Estados Unidos, um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e com poder de veto, opõem-se à iniciativa pelo reconhecimento unilateral da Palestina e deverão votar contra, impossibilitando a aprovação.

A votação ocorre em plena guerra na Faixa de Gaza, que opõe há mais de seis meses Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas, e que ameaça alastrar-se a outras regiões no Médio Oriente e envolver o Irão, que atacou o Estado judaico no passado fim de semana em resposta a um bombardeamento atribuído às forças de Telavive que visou o consulado iraniano em Damasco (Síria).

Leia Também: Israel diz que adesão da Palestina à ONU é "recompensa para o terrorismo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório