Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Dois detidos após tumultos em protesto pró-Palestina em Roma

Manifestação acontecia na Universidade de Sapienza, onde era exigida a suspensão de acordos de investigação com Israel.

Notícias ao Minuto

23:58 - 16/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel/Palestina

A polícia italiana deteve duas pessoas após tumultos numa manifestação pró-Palestina em Roma, Itália. Cerca de 300 estudantes da Universidade de Sapienza pediram a suspensão de acordos de investigação com Israel e envolveram-se em confrontos com a polícia, que resultaram em vários feridos.

Os dois detidos são um rapaz de 29 anos, que não é italiano, e uma rapariga italiana de 27 anos.

Dois professores, acompanhados pelos estudantes, leram um apelo assinado por mais de 2 mil figuras académicas, pedindo "a suspensão, e não o cancelamento" dos referidos acordos.

A manifestação aconteceu no dia em que o Senado Académico desta universidade romana discutiu a sua posição face à guerra entre o Hamas e Israel. Começou dentro da universidade e partiu para as vias circundantes, onde a polícia bloqueou os manifestantes, espoletando os conflitos.

"Condenação total pela violência ocorrida hoje pelos coletivos em Roma .Devastações, ataques, confrontos, ataques a uma reitoria e a uma esquadra, com um dirigente esmurrado. Isto não é manifestar-se, isto é delinquir", disse a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, numa mensagem no X (antigo Twitter).

Pode ver na galeria que acompanha esta notícia imagens da manifestação e dos confrontos.

Leia Também: Não houve "alterações significativas" na entrega de ajuda a Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório