Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Kyiv confirma ataque contra uma das maiores refinarias russas

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) e os serviços de informação militar ucranianos (GUR) atacaram na noite de segunda-feira uma refinaria de petróleo na república russa do Tartaristão com 'drones' de longo alcance, avançaram hoje os 'media' ucranianos.

Kyiv confirma ataque contra uma das maiores refinarias russas
Notícias ao Minuto

13:23 - 02/04/24 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

De acordo com uma fonte consultada pelos 'media' ucranianos, a operação conjunta envolveu um 'drone' (aparelho não tripulado) ucraniano de longo alcance que atingiu uma unidade da refinaria petrolífera de Nizhnikamsk, provocando um incêndio.

A capacidade de refinamento desta unidade -- uma das cinco maiores da Rússia - é de oito milhões de toneladas de petróleo, o que representa 2,6% da capacidade total anual da Rússia.

"Não deixaremos de atacar as infraestruturas militares do país agressor para que este tenha cada vez menos oportunidades de financiar a guerra genocida contra a Ucrânia. Continuaremos a esforçar-nos para minimizar o fluxo de petrodólares para o orçamento militar russo, intensificando ataques contra refinarias russas", avisaram as autoridades ucranianas.

Moscovo tinha noticiado hoje de manhã um ataque de 'drones' contra empresas nas cidades de Yelabuga e Nizhnikamsk, na república do Tartaristão - o primeiro desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022 -- uma região a cerca de 800 quilómetros a leste da capital russa.

Leia Também: Vários feridos após ataque com drones contra fábricas na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório