Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Voo abatido une forças políticas da Malásia, habitualmente divididas

As forças políticas da Malásia, habitualmente divididas colocaram hoje de lado as diferenças ideológicas para condenar o derrube do avião da Malaysia Airlines e pedirem o julgamento dos responsáveis de um "crime hediondo".

Voo abatido une forças políticas da Malásia, habitualmente divididas
Notícias ao Minuto

06:51 - 23/07/14 por Lusa

Mundo MH17

Com o chefe do Governo, Najib Razak, a liderar os ataques condenando o abate do avião e classificando o ato como "violento e cruel", o parlamento de Kuala Lumpur cumpriu um minuto de silêncio em memória das 298 vítimas, 44 das quais da Malásia.

Najib Razak, que na terça-feira tinha anunciado um acordo inovador com os rebeldes pró-russos, que controlam a região, para libertarem os corpos das vítimas e entregarem as caixas negras do aparelho, acusou-os, no entanto, não estarem a facilitar um acesso completo, bem como de não terem respeitado o local perante normas internacionais para garantir a recolha de provas ou que estas não fossem adulteradas.

A tragédia do MH17 fez também recordar o desaparecimento do MH370, cujas buscas continuam, mas sem qualquer resultado.

Num raro gesto na política malaia, Najib Razak agradeceu aos seus opositores o apoio recebido no caso do MH17, inclusivamente a Anwar Ibrahim, que tomou a palavra para prometer apoio total ao chefe do governo no caso do abate ao aparelho da Malaysia Airlines.

"As negociações com os rebeldes poderiam gerar controvérsia (...) mas felicito Najib porque qualquer líder tem de escolher proteger os interesses dos que perdeu", disse Ibrahim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório