Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Filipinas. Crucificado pela 35.ª vez para celebrar Sexta-feira Santa

Ruben Enaje, de 63 anos, disse que pretendia rezar pela paz na Ucrânia e em Gaza. 

Notícias ao Minuto

19:11 - 29/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Sexta-feira Santa

Um homem filipino foi, esta sexta-feira, pregado pela 35.ª vez a uma cruz de madeira para reconstituir o sofrimento de Jesus Cristo numa cerimónia tradicional que celebra a Sexta-feira Santa na província de Pampanga, nas Filipinas. Ruben Enaje, de 63 anos, disse que pretendia rezar pela paz na Ucrânia e em Gaza. 

Segundo a ITV News, mais de 100 pessoas assistiram ao ritual enquanto 10 devotos foram pregados em cruzes de madeira. Entre os homens estava o carpinteiro e pintor Ruben Enaje.

O homem tornou-se numa celebridade na aldeia pelo seu papel enquanto 'Cristo' na reconstituição quaresmal da Via Sacra.

Após participar 34 vezes na cerimónia, Enaje confessou que pensou em não voltar a comparecer na penitência religiosa devido à sua idade. No entanto, garantiu que não pôde recusar devido aos pedidos dos moradores para que rezasse por familiares doentes.

O carpinteiro disse ainda que a necessidade de orações aprofundou-se devido ao período alarmante de guerras e conflitos que decorrem no mundo, em particular na Ucrânia e em Gaza.

“Se estas guerras piorarem e se espalharem, mais pessoas, especialmente os jovens e os idosos, serão afetadas. São pessoas inocentes, que não têm nada a ver com estas guerras”, disse.

O homem foi crucificado pela primeira vez na década de 1980, depois de sobreviver a uma queda de um prédio de três andares. Como forma de agradecimento pelo acontecimento que considerou um milagre, Enaje participou no ritual.

“Como o meu corpo está a ficar mais fraco, não sei dizer… se haverá uma próxima ou se esta é realmente a última vez”, disse Enaje.

Leia Também: Noruegueses vão à Suécia comprar ovos da Páscoa devido a escassez no país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório