Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

"Parecia uma cena de filme". Homem chinês à deriva é resgatado no Brasil

O homem, de 48 anos, apresentava sinais de hipotermia e desorientação. A dupla que o salvou notou que este apresentava um baixo batimento cardíaco e que mal respirava quando foi retirado da água.

"Parecia uma cena de filme". Homem chinês à deriva é resgatado no Brasil
Notícias ao Minuto

16:26 - 25/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

Um homem chinês foi resgatado, no sábado, por trabalhadores do Porto de Santos que o encontraram à deriva no mar em São Paulo, no Brasil. O homem, de 48 anos, apresentava sinais de hipotermia e desorientação. 

Um dos trabalhadores que participou no resgate revelou ao G1 que estava de serviço numa embarcação, juntamente com um colega, quando notou um grupo de empregados de uma outra empresa a acenar. A dupla seguiu em direção aos homens e foi avisada de que havia uma pessoa à deriva. 

"Quando avistamos a vítima, parecia uma cena de filme. Ele estava branco, com o nariz cheio de secreção, parecia que já estava morto", revelou Leonardo Fama. O homem afirmou que percebeu que a vítima estava viva, deu um suspiro e se afundou.

Leonardo, de 32 anos, realçou que o homem à deriva nem sequer tinha forças para levantar os braços. "Ele começou a ir para o fundo, aí eu segurei-o pelo braço. Chamei o meu amigo e juntos puxámo-lo para cima da barreira [da embarcação]", contou o trabalhador. 

A dupla que salvou o homem notou que este apresentava um baixo batimento cardíaco e que mal respirava. Assim, colocaram-lhe roupas e coletes salva-vidas em cima para o tentar aquecer: "Da forma que nós o resgatamos, ele já estava quase a ser um óbito. Não ia durar mais uns dois minutos ali na água”, adiantou ainda Leonardo Fama.

A vítima foi depois levada para a sede da Capitania, onde recebeu os primeiros cuidados e onde se percebeu que era de nacionalidade chinesa e tinha os documentos para residir no estrangeiro dentro da validade. O estrangeiro recuperou depois a consciência, mas não conseguiu comunicar - já que não falava português nem inglês. 

Devido à barreira linguística, Leonardo não conseguiu entender em que circunstâncias o chinês caiu à água, embora tenha ficado a saber que o homem tinha quatro filhos. “Quando ele [vítima] estava 'a voltar', eu e o meu amigo ficamos felizes. Acho que com dever cumprido, que isso foi uma missão que nos foi dada e conseguimos sair, graças a Deus”, enfatizou Leonardo que tem um curso de bombeiro civil.

A vítima recebeu depois tratamento hospitalar, mas desconhece-se se vai ser aberto um inquérito para investigar o caso. 

Leia Também: PSP recupera anel de bispo brasileiro roubado no Aeroporto de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório