PSP recupera anel de bispo brasileiro roubado no Aeroporto de Lisboa

Anel é um dos objetos simbólicos da "dignidade" na Igreja Católica. Objeto foi levado por um passageiro, que viajou para outro destino.

Notícia

© PSP Divulgação

Notícias ao Minuto
25/03/2024 13:40 ‧ 25/03/2024 por Notícias ao Minuto

País

Aeroporto de Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) conseguiu recuperar, no passado dia 20 de março, um anel de metal precioso de um bispo da Igreja Católica, que tinha sido levado por outra pessoa no Aeroporto de Lisboa. 

Em comunicado, esta segunda-feira, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, revelou que o anel tinha "sido deixado na posição de rastreio", quando o arcebispo "fazia procedimentos de segurança para embarcar" numa aeronave, "sendo depois indevidamente levado por outro passageiro, que ilegitimamente assumiu a sua posse". 

"Os polícias de forma incessante e recorrendo a vários parceiros locais, entre os quais diferentes companhias aéreas, uma vez que os envolvidos estavam em trânsito, lograram garantir a recuperação do objeto, identificando e contactando com o autor do furto, que já se encontrava em outro destino e assegurar a recuperação do artigo do qual, ilegitimamente, se apropriara", revela a mesma nota.

Segundo a PSP, o legítimo titular do anel, D. Airton José dos Santos, sacerdote e bispo católico brasileiro, atual arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Minas Gerais, desde junho de 2018, "já foi contactado pela PSP que está a tratar do processo de envio daquele símbolo religioso". 

"Tal como o báculo e a mitra, o anel é outro dos objetos simbólicos da dignidade de um Bispo da Igreja Católica. Representativo da fidelidade e da união com a Igreja, o Anel Episcopal é a primeira das insígnias a ser benzida e a ser entregue ao novo Bispo na sua Cerimónia da sua sagração", destaca a força de segurança.

Leia Também: PJ apreende 30 mil doses de cocaína e detém duas pessoas no aeroporto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas