PJ apreende 30 mil doses de cocaína e detém duas pessoas no aeroporto

Em causa está uma operação levada a cabo no Aeroporto de Lisboa. Detidos são dois estrangeiros.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
25/03/2024 11:10 ‧ 25/03/2024 por Notícias ao Minuto

País

PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta segunda-feira, que apreendeu 30 mil doses individuais de cocaína, provenientes da América do Sul, e deteve duas pessoas, na sequência de uma operação policial de combate ao tráfico de estupefacientes por via aérea levada a cabo no Aeroporto de Lisboa. 

Em comunicado, a autoridade explica que a droga foi apreendida pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, no decorrer da semana passada. O produto foi transportado "no interior do organismo de dois cidadãos estrangeiros, posteriormente detidos e sujeitos à medida de coação de prisão preventiva". 

A operação "inseriu-se no quadro do esforço continuado" que a PJ vem desenvolvendo "em cooperação com outras autoridades nacionais e internacionais, no sentido de prevenir a introdução de drogas ilícitas em território nacional e, também, no espaço europeu".

A PJ revela que, também na semana passada, apreendeu o equivalente a cerca de 11 mil doses individuais de cocaína, "acondicionada em cápsulas no interior do organismo de um cadáver e detetada no momento em que no Instituto Nacional de Medicina Legal realizava a respetiva autópsia". "Admite-se como possível causa de morte o rebentamento de, pelo menos, uma das cápsulas", frisa. 

A autoridade destaca que, apesar dos elevados riscos para a vida humana, as redes criminosas continuam a recrutar correios humanos, "frequentemente jovens adultos em situação de grande carência económica e/ou emocional, para transportar quantidades significativas de droga no interior do organismo, aliciando-os com avultadas quantias monetárias e, ao mesmo tempo, com falsas informações quanto aos efetivos riscos que irão enfrentar". 

Leia Também: Dono de exploração agrícola desaparecido após fogo encontrado morto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas