Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Filipinas recusam ajuda dos EUA para construir porto junto a Taiwan

As autoridades das Filipinas recusaram hoje a ajuda dos Estados Unidos da América (EUA) para o projeto de um novo porto nas ilhas Batanes, perto de Taiwan, uma decisão que poderá ajudar a reduzir a tensão com a China.

Filipinas recusam ajuda dos EUA para construir porto junto a Taiwan
Notícias ao Minuto

15:58 - 22/03/24 por Lusa

Mundo Filipinas

A governadora da província insular, Marilou Cayco, indicou que, embora tenha inicialmente solicitado fundos aos EUA para a construção do porto, acabou por pedir ajuda à Autoridade Portuária das Filipinas.

O projeto visa melhorar a capacidade de carga e descarga de navios provenientes da capital filipina, Manila, durante as monções, quando as instalações existentes se tornam inacessíveis.

Desta forma, as autoridades filipinas evitaram um novo ponto de fricção com a China, face à crescente presença dos EUA na região.

O Canal Bashi - que separa as ilhas Batanes de Taiwan - é atravessado por um grande número de navios que navegam pelo Pacífico ocidental e pelo disputado Mar do Sul da China e, em caso de invasão de Taiwan, tornar-se-ia uma rota marítima chave.

A embaixada chinesa nas Filipinas informou que os assuntos de Taiwan são "assuntos internos da China" e "nunca devem tornar-se um assunto entre a China e as Filipinas", acrescentando que "qualquer tentativa de envolver a questão de Taiwan nas disputas marítimas entre os dois países é perigosa".

Taiwan é governada de forma autónoma desde que o exército nacionalista chinês do Kuomintang se retirou para a ilha, em 1949, depois de ter sido derrotado pelas tropas comunistas na guerra civil.

Pequim reivindica a soberania sobre a ilha, que considera uma província da República Popular da China, e não exclui o recurso à força para a reunificação.

A questão de Taiwan é um dos principais pontos de fricção entre a China e os Estados Unidos, que são o principal fornecedor de armas a Taipé e se comprometeram a defender a ilha em caso de conflito.

Leia Também: Detido em Díli "homem mais procurado" pelas Filipinas, dizem autoridades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório