Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Ministro dos Negócios Estrangeiros turco visita Iraque para pedir ajuda

Hakan Fidan terá viajado até Bagdade para discutir "contraterrorismo, segurança e cooperação militar".

Ministro dos Negócios Estrangeiros turco visita Iraque para pedir ajuda
Notícias ao Minuto

15:46 - 14/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Turquia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Hakan Fidan, esteve, esta quinta-feira, no Iraque, para reuniões de alto nível com o seu homólogo iraquiano, Fuad Hussein.

Segundo a agência Associated Press (AP), que cita um comunicado da agência estatal Iraqi News Agency, Fidan e Hussein terão discutido "contraterrorismo, segurança e cooperação militar", numa altura em que se antevê uma possível ofensiva turca contra o grupo militante curdo que tem bases no Iraque.

A Turquia procura mais cooperação com Bagdade na sua luta contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em inglês), que foi banido por Istambul.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, deverá visitar Bagdade em abril, depois de ter afirmado que o seu país está determinado a acabar com a presença do PKK no Iraque até este verão.

Por sua vez, Qassim al-Araji, conselheiro para assuntos de segurança nacional do primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia al-Sudani, disse numa entrevista televisiva esta semana que as autoridades iraquianas pretendem adotar uma abordagem ao PKK semelhante às suas respostas aos grupos dissidentes curdos iranianos baseados no norte do Iraque.

Leia Também: Turquia "apoia firmemente" líderes do Hamas, afirma Erdogan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório