Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

Oposição na África do Sul quer supervisão dos EUA às eleições de maio

O maior partido da oposição no parlamento sul-africano solicitou ao Governo dos Estados Unidos a supervisão das eleições gerais de 29 de maio na África do Sul, foi hoje anunciado.

Oposição na África do Sul quer supervisão dos EUA às eleições de maio
Notícias ao Minuto

16:36 - 11/03/24 por Lusa

Mundo África do Sul

De acordo com a rádio pública sul-africana, SABC, o pedido do partido Aliança Democrática (DA, na sigla em inglês) foi feito através de uma missiva oficial enviada à administração Biden.

O chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, que é também presidente do partido Congresso Nacional Africano(ANC), antigo aliado de Moscovo e de Pequim, criticou a iniciativa da oposição política, acusando a DA de pretender "vender" o país às potências internacionais.

"A carta da DA ao Governo dos Estados Unidos é bastante hipócrita e quase que tenta vender o nosso país a outras potências do mundo", declarou o presidente sul-africano à SABC.

"E temos organizações regionais no mundo como a SADC [Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral], a UA [União Africana] e temos também a ONU [Organização das Nações Unidas]. Estas instituições sempre vêm para monitorizar as nossas eleições", adiantou o Presidente.

De acordo com as sondagens, o ANC, no poder desde as primeiras eleições democráticas do país em 1994, poderá perder pela primeira vez a maioria absoluta no parlamento e forçado a formar um Governo de coligação.

As eleições gerais na África do Sul, marcadas para 29 de maio, assinalam as primeiras três décadas de democracia sob a governação do ANC de Nelson Mandela após a queda do anterior regime de 'apartheid' em 1994.

Leia Também: CNE rejeitou pedido sobre boletim de voto da diáspora na África do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório