Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

RSF condenam "assassínio desprezível" de jornalista e da família no Chade

A organização não-governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF) condenou hoje, em comunicado, o "assassínio desprezível" de um jornalista chadiano e da sua família, "mortos a tiro" em casa, numa aldeia do centro do Chade, no início do mês.

RSF condenam "assassínio desprezível" de jornalista e da família no Chade
Notícias ao Minuto

20:51 - 08/03/24 por Lusa

Mundo Chade

"O jornalista Idriss Yaya, da Radio Communautaire de Mongo, foi morto a tiro, juntamente com a sua mulher e o seu filho pequeno", lê-se no comunicado dos RSF.

Idriss Yaya, segundo os RSF, "já tinha sido ameaçado e atacado", nomeadamente "devido à sua cobertura dos conflitos regionais intercomunitários" no país.

"O jornalista foi assassinado depois de o seu nome ter sido mencionado" nas redes sociais "como fonte de informações sobre a aquisição ilegal de armas por membros da comunidade étnica Moubis", acrescentou a organização não-governamental (ONG).

Nove pessoas suspeitas de terem "premeditado o assassínio" foram detidas e estão a ser interrogadas pela polícia local para "determinar todos os responsáveis por esta tragédia", detalhou a ONG.

Este assassínio é "uma lembrança cruel dos terríveis perigos que enfrentam os profissionais da comunicação social nas regiões sul e centro do Chade, onde são frequentes os conflitos intercomunitários", declarou Sadibou Marong, diretor do escritório da RSF para a África Subsaariana, citado no comunicado.

Leia Também: Primeiro-ministro do Chade prepara candidatura às presidenciais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório