Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Surto de 'febre do papagaio' na Europa já fez cinco mortos, revela OMS

A informação foi dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) esta terça-feira, através de comunicado.

Surto de 'febre do papagaio' na Europa já fez cinco mortos, revela OMS
Notícias ao Minuto

19:46 - 06/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo OMS

Um surto de psitacose, uma infeção bacteriana também conhecida como 'febre do papagaio', causou a morte a cinco pessoas na Europa - quatro na Dinamarca e uma nos Países Baixos.

A informação foi revelada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em comunicado, esta terça-feira, que deu conta ainda que o surto foi inicialmente registado em 2023 e continuou até o início deste ano. A Áustria, Dinamarca, Alemanha, Suécia e Países Baixos verificaram, em fevereiro, um aumento do número de casos.

A Áustria, que normalmente regista dois casos desta doença por ano, notificou 14 casos confirmados em 2023 e mais quatro este ano, a partir de 4 de março. A Dinamarca costuma registar 15 a 30 casos em humanos todos os anos, a maioria decorrentes da exposição a aves de estimação, mas até 27 de fevereiro, viu 23 casos confirmados deste surto.

Dos casos dinamarqueses, 17 pessoas foram hospitalizadas. Quatro delas acabaram por morrer.

A Alemanha teve 14 casos confirmados de 'febre do papagaio' em 2023. Houve mais cinco este ano. Quase todas as pessoas tiveram pneumonia e 16 foram hospitalizadas. Dos 19 casos na Alemanha, cinco relataram exposição a aves de estimação ou galinhas doentes.

Por sua vez, a Suécia tem visto um aumento no número de casos de 'febre dos papagaios' desde 2017. Foi notificado um número invulgarmente elevado de casos no final de novembro e início de dezembro, com 26. Houve 13 casos este ano, o que é menos do que o número notificado para o mesmo período nos últimos cinco anos.

Os Países Baixos também registaram um aumento no número de casos, com 21 entre o final de dezembro e 29 de fevereiro, o dobro dos casos do mesmo período dos anos anteriores. Normalmente, esse país tem cerca de nove casos por ano.

Segundo a OMS, a 'febre do papagaio' é causada por uma bactéria da família das clamídias que se encontra numa variedade de aves selvagens e de estimação e de aves domésticas. As aves infetadas nem sempre parecem doentes, mas libertam a bactéria quando respiram ou defecam.

A transmissão entre humanos - que é rara - acontece quando respiram a poeira das secreções de uma ave infetada, referiu o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA. As pessoas também podem ficar doentes se um pássaro as morder ou através do contato bico-boca. A doença não é transmitida através da ingestão de animais infetados.

A maioria das pessoas que contrai a 'febre do papagaio' tem sintomas leves que começam cinco a 14 dias após a exposição a uma ave doente e pode incluir dor de cabeça, dores musculares, tosse seca, febre e calafrios. Os antibióticos podem tratar a infeção e a doença raramente é fatal para os humanos.

A OMS está a incentivar os médicos a estarem atentos à infeção e alerta os proprietários de aves de estimação e os trabalhadores que têm contato frequente com as aves para que façam uma boa higiene das mãos.

Leia Também: Desnutrição sem precedentes em Gaza. Quinze crianças morreram à fome

Recomendados para si

;
Campo obrigatório