Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 29º

Ataques no Mar Negro? "Conduzidos sob orientação dos serviços britânicos"

As palavras são da porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova.

Ataques no Mar Negro? "Conduzidos sob orientação dos serviços britânicos"
Notícias ao Minuto

23:53 - 29/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Maria Zakharova

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, afirmou, esta quinta-feira, que  os ataques ucranianos contra a frota russa do Mar Negro foram dirigidos pelos serviços especiais do Reino Unido.

"Foi detetado que os britânicos, juntamente com os EUA, atuaram como observadores, fornecendo ao regime de Kyiv as coordenadas dos alvos. Quanto aos ataques terroristas contra a Frota do Mar Negro, foram literalmente conduzidos sob a orientação dos serviços especiais britânicos", considerou, em declarações à RTVI.

Zakharova fez as observações durante um comentário sobre os relatos de que o chefe do Estado-Maior de Defesa do Reino Unido, o Almirante Tony Radakin, desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da estratégia militar da Ucrânia no Mar Negro.

A diplomata destacou ainda que o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo "tem apontado repetidamente provas de vestígios de serviços especiais britânicos em atividades anti russas e nos combates na Ucrânia, bem como na implementação de ataques terroristas".

"Em geral, a pergunta que deve ser feita não é sobre o envolvimento britânico em episódios separados do conflito na Ucrânia, mas sobre o desencadeamento e a participação de Londres na guerra híbrida anti russa", sublinhou Zakharova.

De recordar que o porta-voz do Kremlin, Dmitriy Peskov, já tinha alegado que o Reino Unido estaria a ajudar a Ucrânia e envolvido diretamente no conflito.

Leia Também: Rússia sem comentários sobre naufrágio de navio da Frota do Mar Negro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório